Os melhores sabores de Oliveira do Hospital vão à mesa dos restaurantes durante a Semana da Gastronomia

Os melhores sabores de Oliveira do Hospital vão à mesa dos restaurantes durante a Semana da Gastronomia
Fotografia: D.R.

Entre 6 e 12 de Março decorre mais uma edição da Semana da Gastronomia, promovida no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza no fim de semana de 11 e 12 de Março. O objectivo é colocar à mesa e no centro das atenções os melhores sabores do concelho, promovendo a gastronomia local que pode ser saboreada nos 21 restaurantes aderentes, espalhados de norte a sul do concelho de Oliveira do Hospital, e que se encontram devidamente identificados com selo próprio e um pendão.

Todos os dias, ocupam lugar de destaque à mesa os produtos genuínos e que distinguem o concelho de Oliveira do Hospital e o difícil para os visitantes será escolher entre os pratos que compõem a ementa, tais como o borrego criado neste concelho da Beira Serra e confeccionado nas diversas formas tipicamente locais; o arroz de suã; os torresmos serranos; a feijoada dos pastores; o arroz de fressura de borrego; ou a tibornada de bacalhau.

A refeição não ficará completa sem que sejam degustados os enchidos acompanhados pelo vinho do Dão e claro, o rei da festa, o Queijo Serra da Estrela. Entre as sobremesas, destaca-se a genuína tigelada e o requeijão com doce de abóbora ou mel.

Estes são os pontos fortes do evento que promove “produtos genuínos e autênticos, e identitários do território” como assinalou a vereadora do Turismo e da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva durante a apresentação do evento. Como explicou, trata-se de uma iniciativa que “vai muito mais além da semana em si, mas ganha maior destaque no âmbito da nossa Festa do Queijo”, sendo que “foi sempre estratégia dar a conhecer a carta gastronómica nesta ocasião”.

Para a responsável, a Semana da Gastronomia alavanca também os nossos melhores sabores, colocando “na mesa o que é nosso e o que é genuíno”, convidando os visitantes e turistas a descobrir a “identidade do concelho através da sua gastronomia”. Destaca ainda um outro objectivo que a autarquia está a trabalhar com os produtores e o sector da restauração para fazer do borrego “uma marca e um dos pratos mais conhecidos no nosso concelho”, colocando-o à mesa nas suas diferentes formas de confecção.

Na sessão de lançamento da Semana da Gastronomia, Ricardo Figueiredo em representação da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, parceira na organização, garantiu que estão “reunidos todos os ingredientes para virem degustar o que de melhor há no nosso território”. “Venham a Oliveira do Hospital provar os nossos sabores autênticos e genuínos”, acrescentou.