Peugeot lança-se nos Esports: à conquista das 24 Horas de Le Mans Virtuais

Peugeot lança-se nos Esports: à conquista das 24 Horas de Le Mans Virtuais
Fotografia: D.R.

De regresso, este ano, à disciplina de Resistência integrada no Campeonato do Mundo FIA WEC e a poucos meses de se estar à partida das míticas 24 Horas de Le Mans a corrida que ajudou a tornar a disciplina famosa, a Peugeot Sport dá novo salto rumo ao futuro e fixa uma nova ambição: entra também no mundo dos Esports, apontando, desta feita, ao graal supremo das 24 Horas de Le Mans Virtuais (14 e 15 de janeiro de 2023).

A história entre a marca francesa, as corridas de Resistência em geral e as 24 Horas de Le Mans em particular, ganhou novo impulso nos últimos meses, com a era do Peugeot 9X8. O Team Peugeot TotalEnergies regressou ao Campeonato do Mundo de Resistência FIA WEC, durante a temporada de 2022, integrando a categoria Hypercar.

Em 2023 e após 12 anos de ausência, a Peugeot irá, também, fazer o regresso à mais lendária das corridas de resistência, as 24 Horas de Le Mans, tendo como ambição reconectar-se com o seu prestigiado passado, em particular com os sucessos alcançados em 1992, 1993 e 2009.

Este regresso ao mundo da Resistência, disciplina que marca a história da Peugeot desde 1926, quando participou, pela primeira vez, nas 24 Horas de Le Mans, é agora acompanhado por outro objetivo ambicioso: a prática em expansão dos Esports.

As 24 Horas de Le Mans Virtuais conheceram duas primeiras edições de sucesso, em 2020, durante o período de confinamento, e depois em 2021/2022. A 14 e 15 de janeiro realizar-se-á a sua terceira edição, como prova de encerramento da temporada LMVS (Le Mans Virtual Series).

A Peugeot inscreve uma viatura na categoria de Protótipos LMP, um dos dois escalões disponíveis neste campeonato virtual. A primeira equipa na história do Esports da Peugeot será composta por dois pilotos de simuladores e dois pilotos profissionais: um deles é, nada menos, o norte-americano Gustavo Menezes (28 anos), piloto do Peugeot 9X8 Hypercar #94, ao lado de Malthe Jakobsen, jovem piloto de 19 anos que se estreou aos comandos do 9X8 no “Rookie Test” realizado em novembro último, após as 8 Horas do Bahrein. Ao seu lado estarão, neste ambiente virtual, dois pilotos sim franceses: Maxime Brient (24 anos) e Valentin Mandernach (18 anos). A ligação com o automobilismo real não é estranha, nomeadamente para Brient, ele que é, também, piloto sim da equipa DS Penske, da Fórmula E.

A Peugeot decidiu participar nas 24 Horas de Le Mans Virtuais (14 e 15 de janeiro de 2023) a partir da sua sede em Satory, no coração dos departamentos de competição das marcas do Grupo Stellantis. A Peugeot Sport integra uma grelha de partida virtual muito completa, frente a muitos outros construtores, entre eles equipas reais tanto dos mundos da Resistência e da Fórmula 1, onde também estão presentes alguns pilotos icónicos.

As 24 Horas de Le Mans Virtuais terão como base a plataforma de jogos rFactor2, também conhecida por ser a base de múltiplos simuladores profissionais.

Durante uma busca de talentos realizada no grupo Stellantis na Europa, Kevin Lacour, Engenheiro de Performance do PEUGEOT 9X8 no programa WEC, destacou-se com performances próximas das dos melhores pilotos profissionais. Junta-se, assim, à equipa Peugeot Esports, e irá evoluir ao lado dos melhores pilotos sim.

A PEUGEOT tem como objetivo a aproximação do mundo dos Esports e dos Sim Racing através de uma abordagem única mas ambiciosa: o da criação de pontes com o mundo real; o desenvolvimento de uma comunidade rejuvenescida em torno da marca, da sua história, e das mulheres e homens que a compõem; mas também pela democratização do automobilismo, para permitir que as gerações mais novas descubram a indústria automóvel e o automobilismo de uma forma diferente. 

 

DECLARAÇÕES

Gustavo Menezes, piloto do PEUGEOT 9X8, #94:

"As corridas de simuladores permitem que todos possam competir em todos os circuitos do mundo a partir das suas casas, conhecer a adrenalina da competição, das corridas. Há algumas diferenças entre a realidade e o virtual, é claro. Por exemplo, tenho de aprender com os meus colegas de equipa do ‘sim racing’ como ser o mais rápido possível. Os limites podem ser diferentes. De qualquer forma, qualquer erro ou acidente é, também ali, proibido.”

 

Malthe Jakobsen, pilote profissional:

"Durante a crise de Covid observámos que esta disciplina tornou possível continuar a competir. Demonstrou a sua evolução. Claro que são exercícios diferentes, mas estou pronto para dar o melhor, evitar acidentes e os erros. É um princípio divertido, entre pilotos profissionais e do mundo ‘sim’, de que gosto muito. Espero, sinceramente, que possamos alcançar um bom resultado.”

 

Valentin Mandernach, jovem talento de sim racing:

"A corrida é longa: 24 horas. É necessário manter a calma e concentração, dia e noite, para entender um tráfego onde o Gustavo e o Malthe serão, sem dúvida, mais eficientes. Tenho orgulho em representar o Team Peugeot TotalEnergies. Tenho como objetivo chegar ao final e entrar no top 10.”

 

Maxime Brient, piloto sim profissional:

"Nas corridas a sério podemos partir o motor, nas corridas ‘sim’ podemos ter um problema de software, com o tráfego, com o volante. O objetivo é mantermo-nos no ritmo, ser-se consistente. Depois de testes sólidos, acho que podemos apontar para um lugar no top 10 neste evento de topo.”

 

Kevin Lacour, Engenheiro de Performance do PEUGEOT 9X8 #93:

"Estou muito feliz e realmente bastante surpreendido por ter vencido o passatempo! Há vários anos que jogo em Esports, pelo que estou agora ansioso por me encontrar e trocar experiências com os profissionais, para tentar evoluir ao seu lado."