Troféu Alves Barbosa mantém vocação internacional
No próximo sábado, dia 11 de Setembro vai para a estrada mais uma edição do Troféu Alves Barbosa. Às 15 horas no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho vai alinhar o pelotão composto por 132 de jovens corredores da categoria cadetes em representação de 24 equipas, duas das quais oriundas de Espanha.
Após um ano de paragem motivado pela pandemia, o XXI Troféu Alves Barbosa está de regresso e mantém a sua vocação internacional, voltando a promover o desporto e a modalidade do ciclismo junto das camadas mais jovens.
Recorda-se que o patrono da prova, Alves Barbosa, faleceu a 29 de Setembro de 2018, com 86 anos, e foi o expoente máximo do ciclismo português na década de cinquenta. Foi o mais jovem ciclista a triunfar na Volta a Portugal, em 1951, com apenas dezanove anos. Mais tarde alcançaria outro recorde: a tripla vitória na Volta e em 1956 foi décimo no Tour de France. Estes são alguns dos motivos pelos quais o Município leva a efeito este evento, promovendo um momento de homenagem a um dos maiores ciclistas portugueses.
O XXI Troféu Alves Barbosa é desenvolvido pelo Município de Montemor-o-Velho e conta com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Litoral.