Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura em 2026
A cidade de Ponta Delgada vai ser Capital Portuguesa da Cultura no ano de 2026, anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.
“A cultura é um pilar estratégico de Ponta Delgada e não deixou de o ser pelo facto de o júri se ter decidido por outra cidade para Capital Europeia da Cultura. Seremos, entretanto, a Capital Portuguesa da Cultura em 2026 e daremos a melhor sequência aos nossos ambiciosos e já traçados planos para mobilizar o sector cultural e criativo da cidade, projectando o nome e a cultura de Ponta Delgada e também dos Açores à escala nacional”, referiu o Presidente do Município.
Recorde-se que Ponta Delgada integrou a lista de quatro cidades finalistas que disputaram a organização da Capital Europeia da Cultura em 2027, tendo a decisão da equipa de peritos recaído sobre a cidade de Évora, uma decisão técnica que será conhecida no relatório a apresentar pelo próprio júri internacional no próximo mês de Janeiro.
Durante o período da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura, a autarquia investiu um total de 354 mil euros em 2021, estando por apurar o montante global investido no ano de 2022.
Entretanto, e enquanto Capital Portuguesa da Cultura em 2026, a autarquia pontadelgadense receberá dois milhões de euros do Governo da República, um incentivo que, segundo o Presidente do Município, “permitirá apoiar a estratégia em curso para afirmar Ponta Delgada como um destino turístico de excelência, fazendo da oferta cultural um dos seus principais atractivos”.
Tal como frisou Pedro Nascimento Cabral, a confirmação inédita de que Ponta Delgada será a Capital Portuguesa da Cultura em 2026 vem valorizar “o empenho e carinho” colocados no projecto Ponta Delgada – Azores 2027 e conceder “um renovado ímpeto à já assumida missão de democratizar a cultura” e de conferir à maior cidade dos Açores “dinâmicas culturais emergentes e inovadoras”.
A criação da figura da Capital Portuguesa da Cultura, a partir de 2024, foi anunciada pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, aquando da conferência que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no passado dia 7 de Dezembro, e onde se deu a conhecer a cidade vencedora da candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Nessa mesma ocasião, Pedro Adão e Silva fez saber que as três cidades finalistas não escolhidas - Aveiro, Braga e Ponta Delgada - seriam as merecedoras do título de Capital Portuguesa da Cultura nos próximos três anos.
A ordem alfabética acabou por ditar que Aveiro assumiria o título em 2024, com Braga a ser Capital Portuguesa da Cultura em 2025 e Ponta Delgada em 2026.