Projeto “PorTiArtista” estimula os talentos musicais das crianças e jovens de Portimão
Já arrancou na Cruz da Parteira o inovador projecto “PorTiArtista” que vai dar voz às crianças e jovens deste bairro camarário e que surgiu da necessidade sentida em apostar nas suas aptidões e potencialidades musicais, criando condições para que este grupo socialmente desfavorecido possa alimentar os seus sonhos artísticos, ao mesmo tempo que previne comportamentos desviantes e estimula a participação cívica.
O projecto consiste na criação de um estúdio multimédia em espaço existente no Centro Comunitário da Cruz da Parteira e tem por principal objectivo encaminhar os pequenos destinatários para um espaço onde a criatividade poderá ser explorada e acompanhada, pelo fomento da escrita, da construção de conteúdos e do desenvolvimento de produções musicais e coreografias, em simultâneo com a redução das vulnerabilidades sociais existentes, a prevenção da delinquência juvenil do público-alvo e o estímulo à sua saúde mental e física.
O estúdio multimédia, neste momento em processo de instalação numa sala existente no Centro Comunitário, estará dotado de equipamentos informáticos, de produção de som e de imagem de vídeo e vai ter software apropriado para a produção de conteúdos, estando prevista a aprendizagem e ensino das ferramentas a utilizar pelos jovens, com introdução a tecnologias de informação e de comunicação.
Serão também dinamizados workshops para promoção das técnicas de dança e de expressão corporal, de modo a proporcionar conhecimentos especializados no âmbito da representação artística.
O projecto, que pretende ser uma mais-valia para os moradores, culminará com a criação de um hino para o Bairro da Cruz da Parteira e respectivo videoclip, num processo que visa envolver a comunidade e demonstrar como coabitam as várias culturas aí residentes, através da divulgação do seu contexto de vida e pela desmitificação de estereótipos.
O “PorTiArtista” integra um grupo de três projectos aprovados para Portimão, de um total de 246 que arrancaram em Dezembro passado por todo o país, no âmbito do programa governamental Bairros Saudáveis.
A entidade promotora do projecto é a Associação Dança Mais, em parceria com o Município de Portimão, integrando-se esta iniciativa nos eixos de intervenção social e da saúde no Bairro da Cruz da Parteira.