No âmbito do “Eu Conquisto o meu Sucesso - Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela”, foi editado o “Diário de Bordo da Literatura”.
Durante três anos (2018-2020), o Município e a Comunidade Educativa do concelho deram corpo ao Plano Inovador, enquadrado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2020. Este Plano envolveu os três agrupamentos de escolas e as duas escolas secundárias do concelho, com vista à promoção do ensino aprendizagem e da educação não formal, numa permanente articulação com as famílias. Desporto, arte, património e literatura foram as quatro áreas de intervenção.
O Serviço Educativo do Museu e da Biblioteca integrou esta equipa, na área da literatura, desenvolvendo um conjunto de acções que permitiram a 118 alunas/os das Escolas Básicas de Brejos do Assa e Poceirão e das Escolas Secundárias de Pinhal Novo e Palmela melhorar as suas competências literárias e de literacia e viver experiências promotoras da auto-estima e crescimento pessoal.
Encerrando este ciclo, é agora editado o “Diário de Bordo da Literatura”, que documenta este percurso de crescimento e formação. Composto por textos das/os alunas/os das várias escolas participantes, é também uma ferramenta de memória das actividades realizadas. Esta publicação será distribuída pelos envolvidos no projecto e direcções das escolas, bibliotecas municipais e escolares, Executivo Municipal e técnicos que acompanham a candidatura.
Em 2020, o trabalho desenvolvido por uma turma do 11.º ano da Escola Secundária de Palmela no âmbito do projecto “Viajar no Património” tinha já resultado na edição de um Caderno de Memórias.