“Diário de Bordo da Literatura”, um plano inovador de combate ao insucesso escolar em Palmela

“Diário de Bordo da Literatura”, um plano inovador de combate ao insucesso escolar em Palmela
No âmbito do “Eu Conquisto o meu Sucesso - Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Palmela”, foi editado o “Diário de Bordo da Literatura”.
 
Durante três anos (2018-2020), o Município e a Comunidade Educativa do concelho deram corpo ao Plano Inovador, enquadrado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2020. Este Plano envolveu os três agrupamentos de escolas e as duas escolas secundárias do concelho, com vista à promoção do ensino aprendizagem e da educação não formal, numa permanente articulação com as famílias. Desporto, arte, património e literatura foram as quatro áreas de intervenção.
 
O Serviço Educativo do Museu e da Biblioteca integrou esta equipa, na área da literatura, desenvolvendo um conjunto de acções que permitiram a 118 alunas/os das Escolas Básicas de Brejos do Assa e Poceirão e das Escolas Secundárias de Pinhal Novo e Palmela melhorar as suas competências literárias e de literacia e viver experiências promotoras da auto-estima e crescimento pessoal.
 
Encerrando este ciclo, é agora editado o “Diário de Bordo da Literatura”, que documenta este percurso de crescimento e formação. Composto por textos das/os alunas/os das várias escolas participantes, é também uma ferramenta de memória das actividades realizadas. Esta publicação será distribuída pelos envolvidos no projecto e direcções das escolas, bibliotecas municipais e escolares, Executivo Municipal e técnicos que acompanham a candidatura.
 
Em 2020, o trabalho desenvolvido por uma turma do 11.º ano da Escola Secundária de Palmela no âmbito do projecto “Viajar no Património” tinha já resultado na edição de um Caderno de Memórias.