“Requiem” pela paz, de Frigyes Hidas, estreia em Portugal

“Requiem” pela paz, de Frigyes Hidas, estreia em Portugal
Fotografia: Lara Jacinto, Coliseu Porto Ageas

O Coliseu Porto Ageas apresenta, em estreia nacional, “Requiem”, do compositor húngaro Frigyes Hidas. O espectáculo acontece no dia 28 de Março de 2023, às 21h00, e junta mais de 150 artistas em palco.

Esta obra musical presta homenagem aos heróis da Revolução Húngara de 1956 e foi apresentada, pela primeira vez, a 3 de Novembro de 1996, no 40º aniversário da revolta popular contra o domínio soviético. Desde os seus primórdios pensada como uma composição que celebra a paz, Frigyes Hidas (1928-2007), dedicou “Requiem” às vítimas de todas as guerras ao longo da História.

“Requiem” conta com a interpretação da Banda Sinfónica Portuguesa, de dois coros - Coro da ESMAE e Coro da Academia de Música de Costa Cabral -, e de quatro solistas: Sílvia Sequeira (soprano), Patrícia Quinta (mezzo-soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Pedro Telles (barítono).

Dividida em sete partes, e com momentos musicais grandiosos, amplificados pela magnitude vocal de mais de uma centena de vozes, com esta obra Frigyes Hidas conseguiu transpor para notas musicais todas as emoções de uma Revolução, culminando com “notas de esperança, mesmo em tempos de dor".

Vocacionada essencialmente para orquestra de sopros, a composição musical mantém a estrutura tradicional de um Requiem e vai ser dirigida pelo maestro convidado Diogo Costa.

Numa altura em que se assinala um ano de guerra na Ucrânia, o concerto abrirá com a peça complementar “Hymn for World Peace” (“Hino à Paz Mundial”), de David Maslanka.

Os bilhetes custam entre 15€ e 22€ e estão disponíveis no Coliseu Porto Ageas, Ticketline e locais habituais.

Descontos: 50% estudantes, 25% maiores de 65 anos e famílias (+3), 20% Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto.
Assinatura de 5 espectáculos da temporada lírica e sinfónica do Coliseu: 50%
https://www.coliseu.pt/evento/20230328-requiem-de-frigyes-hidas