Festa das Varas do Fumeiro é já este fim de semana

Festa das Varas do Fumeiro é já este fim de semana
A Festa das Varas do Fumeiro está de regresso, nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro, para a edição de 2021. Este ano, devido à conjuntura actual, o certame é realizado online, sendo transmitido na página de Facebook do Município de Penamacor e tendo sido preparado um programa alternativo para garantir a continuidade da festa.
 
O momento alto do evento acontece na sexta- feira, dia 29, pelas 21:30, com um Ensemble em Rede, que contará com as actuações da fadista Ana Lopes, acompanhada por Rui Poço na guitarra portuguesa e Rui Marques na viola, e do cantor lírico Rodrigo Carreto, solista na orquestra da Gulbenkian.
 
Este Ensemble em Rede terminará com uma homenagem a Hugo Landeiro, cofundador do evento. Antes, pelas 17:00, é inaugurado o certame, momento que contará com a actuação de membros da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e, pelas 18:30, decorre uma mostra de artesanato típico de Aranhas.
 
No sábado, dia 30 de Janeiro, o dia arranca, pelas 15:00, com um vídeo das edições anteriores do Desfile das Varas e de Tocadores de Acordeão do concelho, seguido de uma mostra de arte e cultura, com José Domingues, pelas 17:00. Pelas 18:00, lugar para o show cooking “Posta do cachaço de porco bisaro acompanhada de esparregado de favas”, com António Raposo. Por fim, pelas 21:30, mais um momento alto da festa com o concerto de Tiago Silva, 2º lugar no The Voice Portugal.
 
No último dia, domingo, 31 de Janeiro, é publicado, às 15:00, um vídeo das edições anteriores do Festival de Folclore, com ranchos portugueses e espanhóis, enquanto pelas 15:30 espaço para a actividade “Folclore em tempos de pandemia”. Mais tarde, pelas 18:00, fica disponível uma Mostra do Núcleo Museológico e Etnográfico da Liga dos Amigos de Aranhas e o dia termina, pelas 18:30, com o atelier de gastronomia tradicional “Sopa de grão na panela de ferro”, com Ludovina Moreira.
 
A Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de Janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas.
 
De referir que este evento terá em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direcção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, músicos e staff. O Município de Penamacor continuará empenhado em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus junto das populações.