Sétimo lugar para os portugueses em pista na Taça das Nações
Maria Martins, em omnium, Diogo Narciso e Iúri Leitão, em madison, encerraram no dia 17 a participação nacional na etapa do Cairo, Egipto, da Taça das Nações de Pista com a sétima posição nas respectivas provas.
Dado o elevado número de inscritas, foi necessário recorrer a ronda de qualificação no omnium feminino. Maria Martins passou a eliminatória e apurou-se para o concurso de quatro provas.
A representante de Portugal foi nona nas duas primeiras disciplinas, scratch e corrida tempo. Cresceu competitivamente em eliminação, que fechou no quarto posto. Entrou, assim, como sétima classificada para a corrida por pontos, que haveria de determinar o resultado final.
Na última prova do programa, Maria Martins somou dois pontos, segurando o sétimo lugar final, com 84 pontos. A neozelandesa Ally Wollaston chegou à corrida por pontos no quarto posto, mas teve um desempenho acima da média que a catapultou para o triunfo na geral do omnium, com 139 pontos. Seguiram-se a francesa Victoire Berteau, com 131 pontos, e a dinamarquesa Amalie Dideriksen, com 116.
A competição de madison também começou com as rondas de qualificação. A dupla formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguiu o apuramento para a final. Na corrida decisiva, que se revelaria exigente e nivelada por cima, só três das 18 selecções em pista não conseguiram pontuar.
Os portugueses pontuaram em seis dos vinte sprints, o que valeu a Diogo Narciso e Iúri Leitão o sétimo posto, com 22 pontos. A vitória pertenceu aos alemães Roger Klüge e Theo Reinhardt, que somaram 44 pontos, obtidos de forma conservadora: pontuando em 15 sprints e sem dobrar o pelotão.
Os restantes lugares no pódio foram ocupados por países que conseguiram vinte pontos extra pela dobragem ao pelotão. Medalha de prata para os neerlandeses Jan Willem van Schip e Vincent Hoppezak, com 38 pontos, mais três do que os neozelandeses George Jackson e Thomas Sexton.