Teatro musical este sábado no Quartel das Artes
O Quartel das Artes vai receber este sábado, 29 de outubro, às 21h30, o espetáculo "História da Música", no âmbito do projeto de programação cultural em rede "Fora da Caixa", que integra os Municípios de Oliveira do Bairro, Anadia e Tábua.
Protagonizado por atores e músicos de referência no teatro musical do nosso país, como Luís Pacheco, Mafalda Tavares e Rui Drumond, e com a participação especial de elementos da Banda Filarmónica da Mamarrosa e do Conservatório de Artes e Comunicação FUOB, "História da Música" vai trazer ao auditório de Oliveira do Bairro alguns dos êxitos musicais que marcaram o período de 1920 a 2020, acompanhados de pequenas histórias e de muita interação com o público. O espetáculo é de entrada gratuita, sujeita ao levantamento prévio de bilhete na receção do Quartel das Artes.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, "o 'Fora da Caixa' é um projeto inovador, que assenta numa aposta cultural eclética e pedagógica, com espetáculos gratuitos destinados a crianças e adultos, o que tem permitido a criação de novos públicos, cada vez mais diferenciados".
Este projeto acolhe um conjunto diversificado de atividades culturais, artísticas, lúdicas, turísticas e económicas, desde as mais tradicionais às mais contemporâneas, com eventos inovadores, centrados em espetáculos musicais, que envolvem as associações locais e outros agentes, criando oportunidades e alavancando o desenvolvimento económico e social dos territórios envolvidos.
O "Fora da Caixa" foi aprovado e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e é financiado a 100% por fundos comunitários, com um investimento global de cerca de 300 mil euros.
O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol é um equipamento cultural do Município de Oliveira do Bairro, vocacionado para diversos tipos de espetáculos, localizado em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Com capacidade para acolher cerca de 420 pessoas, o Quartel das Artes (QA) tem como missão promover uma oferta cultural contemporânea, diversificada e valorizadora do panorama artístico local e nacional.
O QA tem trazido a Oliveira do Bairro grandes figuras da música, dança e teatro, apostando ainda em nomes emergentes de áreas artísticas diversas, numa perspetiva pedagógica de criação e captação de novos públicos para espetáculos de referência, habitualmente apenas disponíveis em Lisboa e Porto.
Também para os mais novos, o QA apresenta uma programação de Serviço Educativo, com espetáculos e atividades infanto-juvenis e ainda cinema para esta faixa etária.
Inaugurado a 6 de abril de 2014, aquando da celebração dos 500 anos da atribuição da Carta de Foral ao Concelho de Oliveira do Bairro, o nome do Quartel das Artes fica a dever-se ao facto de, no local onde este se encontra, ter existido inicialmente o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.