Tradições do Japão para aprender no Museu do Oriente

Tradições do Japão para aprender no Museu do Oriente
Fotografia: D.R.

Aprender a confeccionar o famoso Onigiri, ou bolo de arroz, uma das iguarias mais populares do Japão e saber comportar-se à mesa, seguindo as regras japonesas de etiqueta, são duas das sugestões da agenda de workshops do Museu do Oriente em Outubro.

Onigiri ou omusubi são bolinhos de arroz de formatos e recheios variados, envoltos ou não em alga (nori). Muitos japoneses lembram-se de comer bolinhos de arroz desde pequenos. São simples de confeccionar e podem ter uma variedade de recheios, formas e decorações, conforme as preferências de cada um, mas o essencial é o arroz. No dia 18 de Outubro, uma oficina prática vai ensinar a preparar correctamente o arroz e os recheios para a confecção de onigiri, e também, a preparar misoshiru (sopa miso) para que, no final, os participantes possam saborear uma deliciosa refeição.

E porque, no Japão, a cortesia é altamente valorizada nas mais diversas áreas da vida em sociedade, incluindo à mesa, o Museu do Oriente organiza, no dia 25 de Outubro, um workshop dedicado à etiqueta básica japonesa à mesa. É a oportunidade perfeita para aprender, entre outras, a forma certa de manusear os pauzinhos e a forma correcta de servir e partilhar alimentos numa refeição em grupo.

Ambos os workshops são orientados por Yuko Kase, docente do curso de Língua Japonesa na Universidade Católica – Instituto de Estudos Orientais, onde ensina língua e cultura japonesas.

 

Workshop “Onigiri: bolo de arroz”

18 Outubro

Horário: 11.30-13.30

Participantes: máx. 15

Preço: 30 €

 

Workshop “Etiqueta japonesa à mesa”

25 Outubro

Horário: 14.00-16.00

Participantes: máx. 15

Preço: 25 €