Transmissão online de homenagem a Amália abre programação de Coimbra dedicada à UE

Transmissão online de homenagem a Amália abre programação de Coimbra dedicada à UE
O centenário do nascimento de Amália Rodrigues é o mote para um espectáculo de música e dança que marca a abertura do “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021”. Uma iniciativa inédita da Câmara Municipal (CM) de Coimbra que pretende celebrar a multiplicidade das culturas dos países que integram a União Europeia (UE), durante a presidência portuguesa da mesma, que decorre até Junho deste ano.
 
O actual contexto da pandemia e as novas medidas decretadas pelo Governo para combater a COVID-19 vão obrigar a novas alterações da programação de eventos no Convento São Francisco.
 
“Pitou – 100 anos Amália” foi criado para a última edição do “Correntes de um só rio”, um festival que visa a promoção da canção, do fado, das músicas e da guitarra de Coimbra, organizado pela CM Coimbra, e é uma criação que simboliza o encontro da fadista com o compositor Alain Oulman, conhecido por “Pitou”. O espectáculo foi recentemente gravado pelo cineasta António Ferreira e será agora transmitido online, no dia 17 de Janeiro, pelas 18h00, no Facebook e Youtube do município e através do link semestreeuropeu.cm-coimbra.pt.
 
A actuação foi recentemente gravada em exclusivo, no grande auditório do Convento São Francisco, pelo cineasta conimbricense António Ferreira, que realizou o recente filme “Pedro e Inês”. António Ferreira está, agora, ao serviço da memória de Amália, num espectáculo com a produção artística de Physis e Tarrafo e com direcção musical de Bernardo Moreira, no contrabaixo, juntando-se a ele Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Luís Figueiredo no piano, Ricardo J. Dias no acordeão e ainda João Neves na voz.
 
Esta criação marca a abertura do “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021”, um evento que pretende celebrar a multiplicidade das culturas dos países que integram a UE. Durante o primeiro semestre do ano, coincidindo com a presidência portuguesa, a CM Coimbra programou diversas iniciativas para o Convento São Francisco, nas quais estarão representados, cultural e artisticamente, todos os países membros.