Travar a Miopia: o programa para as escolas que pretende melhorar a visão dos mais novos

Travar a Miopia: o programa para as escolas que pretende melhorar a visão dos mais novos
Foto: DR

Programa Voluntários para travar a Miopia

Travar a Miopia: o programa para as escolas que pretende melhorar a visão dos mais novos

 

  • A saúde ocular e a sensibilização dos mais novos é o objectivo do no Programa Voluntários Para Travar a Miopia que chega as escolas portuguesas

  • Em Portugal, a incidência da miopia entre os mais novos em idade escolar duplicou nos últimos anos

 

A Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta para o aumento da prevalência da miopia como uma das principais preocupações na saúde ocular mundial. Para 2050 prevê-se que mais de cinco mil milhões de habitantes sofram de miopia, um número com maior aumento entre os mais novos.

 

Em Portugal estima-se que, nos últimos anos, nas crianças em idade escolar[1], os valores de prevalência da miopia tenham duplicado. Para ajudar a combater este problema é lançado em Portugal o Programa Voluntários Para Travar a Miopia nas escolas de todo o país.

 

Este programa está disponível para toda a comunidade escolar e grupos de trabalho de saúde escolar não sendo, contudo, necessária formação específica para ser voluntário. Os workshops estão direccionados às crianças do 3º ao 6º ano de escolaridade e podem ser orientados por professores, enfermeiros, animadores sociais ou encarregados de educação.

 

As acções de sensibilização estão programadas para serem realizadas directamente nas escolas de forma divertida e informativa. O projecto procura chamar à atenção de crianças, educadores e pais da importância da saúde ocular, a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis e realizar consultas de rotina anualmente, assim como, quais os sintomas e consequências da miopia a médio e longo prazo.

 

Viky e Luka são as personagens que irão, ao longo da sessão, acompanhar os mais novos num conjunto de jogos interactivos e dinâmicos para conseguirem adquirir comportamentos saudáveis quando utilizam os ecrãs de televisão, telemóvel ou tablets, em casa ou na escola, para que reduzam o tempo em frente aos equipamentos, e adquiram novos hábitos para cuidarem da sua saúde ocular. Juntos será possível abrandar a progressão da miopia nas crianças.

 

O Programa de Voluntários para Travar a Miopia é lançado hoje a nível nacional e está disponível através da página oficial: www.travaramiopia.pt

 

[1] The New Optometrist - Interviews - Experts Report on Myopia Rates Across Europe