A dupla britânica Orphy Robinson e Pat Thomas (Black Top) convidam a saxofonista Rachel Musson

A dupla britânica Orphy Robinson e Pat Thomas (Black Top) convidam a saxofonista Rachel Musson
Fotografia: DR

Orphy Robinson e Pat Thomas demarcaram-se num território do jazz improvisado a partir da aliança que criaram entre groove, o reggae e a improvisação. Isto representou um terreno fortuito para muitas colaborações de peso, incluindo com Evan Parker. Para este concerto único em Portugal convidam a saxofonista londrina Rachel Musson, artista com um rico vocabulário de improvisação.

Black Top é um duo britânico composto pelo percussionista e educador Orphy Robinson e o pianista Pat Thomas, principal responsável pelos aclamados دمحأ [Ahmed] e Attitudes of Preparation, dois discos de extrema importância para a nova improvisação lançados nos últimos anos. Exploraram aqui uma mistura electrónica lo-fi e de improvisação livre descrita como Archaic Nubian Stepdub, influenciada por uma variedade de

géneros, paisagens sonoras, histórias e tradições, tudo sustentado por um foco próximo das suas raízes afro-caribenhas. Some Good News de 2021 é o último título da discografia do duo pautada por colaborações com ilustres convidados como Marshall Allen, Elaine Mitchener, Evan Parker e Shabaka Hutchings, entre outros.

Para esta apresentação especial no TBA, convidam Rachel Musson, saxofonista londrina detentora de um vocabulário amplo na exploração do saxofone tenor que vai das tradições melódicas do jazz às técnicas de vanguarda ao encontro de um som cheio e vibrante presente no seu recém-editado disco a solo Dreamsing, editado pela editora nova-iorquina 577.

Por motivos alheios ao TBA, o saxofonista Xhosa Cole teve de cancelar a sua vinda a Lisboa, sendo substituído por Rachel Musson.

30 Junho 19h30
14 eur. Integrado no Passe Cultura (apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Sala Principal
Duração 60 min.
M/6