A Rede Europeia de Curtas Metragens está em expansão

A Rede Europeia de Curtas Metragens está em expansão
Fotografia: D.R.

O IndieLisboa e o Uppsala Kortfilmfestival juntam-se aos quatro membros fundadores do ESFN e o projecto temporário de video on demand THIS IS SHORT será relançado como uma plataforma de streaming por um ano em Outubro de 2023.

A European Short Film Network (ESFN), fundada em 2018 pelos quatro festivais europeus de curtas-metragens Internationale Kurzfilmtage Oberhausen (Alemanha), Go Short Festival Nijmegen (Países Baixos), Short Waves Festival Poznan (Polónia) e Vienna Shorts (Áustria), dá as boas-vindas a dois novos membros que juntaram-se à rede: ao IndieLisboa (Portugal) e ao Uppsala Kortfilmfestival (Suécia).

O ESFN foi formado para apoiar e promover as curtas-metragens europeias. A rede está agora activa em seis países europeus, seguindo uma visão colaborativa e verdadeiramente europeia para reforçar o panorama cinematográfico e festivo europeu. Estas actividades incluem projectos online, analógicos e ao vivo. A ESFN é uma das poucas dezenas de redes de festivais europeus financiados pelo programa MEDIA da UE e recebeu financiamento até 2024.

 

THIS IS SHORT: O lugar a visitar para as curtas-metragens europeias

O projecto de VOD THIS SHORT será relançado em Outubro de 2023 como um serviço de streaming durante todo o ano para o público e a indústria, agrupando e exibindo a incrível riqueza e variedade da produção de curtas-metragens europeias. 

THIS IS SHORT, uma das iniciativas centrais da rede, foi lançada com sucesso em 2021 como uma plataforma online com três meses de curadoria conjunta pelos festivais membros e viu a sua segunda ronda de três meses em 2022. A expansão será coordenada pelo gestor de projecto alemão Jens Geiger-Kiran, que é conhecido, entre outras coisas, pela rede de cinema VOD CinemaLovers.

Programas de cinema analógico e sustentabilidade como actividades de foco conjunto

Para além da plataforma de transmissão, a rede desenvolverá programas de filmes a serem apresentados presencialmente ao longo do ano nos seis festivais membros. O enfoque será nos formatos analógicos, lançados em 2023 com dois programas de cinema da Friedl Kubelka School for Independent Film, em Viena. Com curadoria do realizador Philipp Fleischmann, que dirige o departamento de cinema da escola, os programas viajarão pela Europa entre Abril e Novembro.

Outro foco é a organização sustentável de festivais, a que todos os festivais participantes estão empenhados há vários anos. Todos os membros da ESFN se comprometeram assim a observar o Código de Sustentabilidade que foi desenvolvido pela rede em 2021 e que pode ser descarregado aqui: https://www.kurzfilmtage.de/en/about-us/#c4246 

 

THIS IS SHORT:
https://facebook.com/thisshortcom 
https://instagram.com/this_is_short