ACERT lança nova temporada de programação

ACERT lança nova temporada de programação
Fotografia: D.R.

Janeiro é o mês de novos começos e as salas da ACERT preparam-se para receber os espetadores com uma programação diversa para o primeiro trimestre, já disponível no site desta casa cultural.

A programação foi delineada, uma vez mais, com o empenho que o público da casa merece. Desta fazem parte espetáculos multidisciplinares de música, teatro, oficinas para famílias, espetáculos exclusivos para o público escolar, uma exposição e uma formação.

A música tem um lugar de destaque nesta programação havendo diversas propostas de concerto a cada mês.

Os Clã estão de regresso aos palcos portugueses e são o grande nome para este início de ano em Tondela. A 28 de janeiro, pelas 21h45, apresentam na ACERT o seu último álbum, “Véspera”, de 2020. Temas como “Tudo no Amor”, “Sinais” ou “Armário” fazem parte do repertório deste concerto, não esquecendo, claro, as músicas da banda que marcaram várias gerações.

Ainda em janeiro, celebra-se na ACERT o décimo aniversário da Cadeira Amarela, nos dias 20 e 21 de janeiro com quatro concertos. Behind the RedGiant, Jesus or a Gun, Always on the Road e, para terminar, Old School Vinyl Records são os espetáculos a que poderão assistir.

Em fevereiro, no dia 18, o palco acolhe a d’Orfeu Associação Cultural, que apresenta “Coletânea Estefânia”. Um espetáculo musical com momentos teatrais. Uma representação de amores e humores através de novas canções.

Elas e o Jazz é o concerto que marca o arranque de março. Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton sobem a palco no dia 4, acompanhadas pelo pianista Hugo Lobo. Um momento musical que vai fazer o público sentir-se num musical da Broadway nesta que é uma narrativa cantada por três vozes.

No dia 11 de março, há café-concerto com “A SUL” – projeto musical da artista Cláudia Sul. Um concerto que promete fazer os espetadores refletirem acerca do indivíduo e das adversidades que enfrenta na vida.

O Teatro, a génese e essência da ACERT, como forma de potenciar encontros com público, é um dos eixos de programação com maior força da próxima temporada.

Depois do sucesso da estreia, regressa ao palco a mais recente criação do Trigo Limpo Teatro ACERT, “Frida Kahlo, A Filha Da Grande Manhã” nos dias 13 e 14 de janeiro. O percurso de vida da icónica artista mexicana é representado por duas Fridas que destacam a emancipação como mulher enquanto aborda o seu grande amor e outras personagens determinantes no seu caminho. A música de cena é interpretada ao vivo.

“O Céu Não Lhes Responde”, criação da Este – Estação Teatral, é a peça que sobe ao palco dia 4 de fevereiro. Conta a história de Saeed e Narine, dois refugiados naturais de países e imaginários diferentes, que procuram a felicidade num outro lugar cheios de esperança e coragem.

“Antiprincesas - Clarice Lispector”, de Cláudia Gaiolas, traz à ACERT este ciclo de espetáculos que dão a co- nhecer mulheres que marcaram a história, como Frida Khalo, Violeta Parra, Juana Azurduy, a escritora bra- sileira Clarice Lispector que iremos conhecer na ACERT. A peça é apresentada a 11 de fevereiro, no horário convidativo e habitual para as famílias, às 11h00. A vida da escritora e a forma como revolucionou o mundo através da literatura são o foco desta criação.
 

O Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, é marcado pela apresentação de “Cartas de Guerra”, uma peça da Casa da Esquina que cruza o universo documental e o ficcional para investigar o passado colonial português. A criação, de Ricardo Correia, incide sobre o regime fascista português e as suas lacunas.

O compromisso com as escolas continua, em 2023, a ter um lugar de relevo na ACERT, com sessões exclusivas para o público escolar.

Para além de apresentações de espetáculos também exibidos para o público geral como “Frida, A Filha da Grande Manhã” e “Antiprincesas - Clarice Lispector”, a ACERT acolhe algumas propostas que se centram apenas na comunidade educativa.

“DoNoDoNada”, da companhia Varazim Teatro, realiza-se a 9 de março. Um espetáculo de teatro visual que revela, com humor, como os seres humanos se esquecem do que é mais importante: brincar.

Ainda no âmbito das sessões escolares, “A Vida Privada das Plantas” convida os alunos do 2º ciclo a descobrir os segredos das plantas e perceber se realmente as conhecem enquanto seres vivos em constante “diálogo” com o meio ambiente, nos dias 23 e 24 de março. Esta é uma iniciativa da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

As propostas para as famílias ficam completas com a “Oficina de Filosofia para famílias” de Joana Rita Sousa, que se realiza a 11 de março. Esta é uma oficina pensada para crianças e seus familiares, a fim de praticarem o pensamento criativo e crítico, bem como o cuidadoso e colaborativo. Uma espécie de ginásio do pensa- mento.

Os jovens com interesse nas áreas artísticas do Teatro e Dança, encontram ainda na programação a formação “Teatro Do Movimento: Corpo, Máscara e Objecto” que será dirigida pela atriz e diretora artística da Compa- nhia Elefante Elegante Teatro, Maria Torres. Ao longo de 9 horas, esta formação convida os participantes a explorar gestos, atitudes e movimentos que não são realizados habitualmente no dia-a-dia, levando a uma melhor conceção do gesto como parte do processo performativo.

Neste trimestre a galeria será ocupada pela exposição “Propostas para abril” de Rogério Ribeiro. A mostra reúne um conjunto de pinturas, desenhos e serigrafias do artista que remetem para temáticas que dominaram o seu percurso de trabalho, nomeadamente obras anteriores ao 25 de Abril de 1974.

Em 2023 a ACERT renova também a sua missão como casa aberta para a criação, estando empenhada no acolhimento de residências artísticas, sobretudo, de Teatro. Entre os dias 9 e 13 de janeiro, a companhia Mo- chos do Telhado terá na ACERT um espaço de residência para a criação do espetáculo “A História das Coisas”. De 20 a 30 de janeiro será a Companhia Gambozinos e Peobardos que estará a desenvolver o espetáculo “O dia depois de amanhã”. De 6 a 20 de Fevereiro a companhia Formiga Atómica estará em Tondela a desen- volver um espetáculo coproduzido pelo Trigo Limpo Teatro Acert. “Teatro Fora de Formato” é o nome deste espetáculo que será apresentado apresentam em espaços públicos e não convencionais e que irá lançar uma reflexão sobre problemáticas complexas: do consumo à mobilidade, da pecuária à agricultura intensiva, do decrescimento ao capitalismo.

No novo ano, a ACERT renova o convite a toda a comunidade para que esta seja uma casa cultural de todos e para todos.

Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira física da ACERT, mas também online em acert. bol.pt.