O Município da Guarda assinala o Dia Mundial do Turismo que se comemora já no próximo domingo, dia 27 de Setembro, com a apresentação do novo filme promocional da Guarda e com a inauguração de quatro novos percursos pedestres no concelho. Devido às restrições conhecidas da Situação de contingência actual, o novo filme da Guarda terá lançamento online, no site da autarquia e nas redes sociais logo durante a manhã de domingo.
Ainda no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Turismo, o executivo da Câmara da Guarda irá inaugurar quatro novos percursos pedestres: a Rota do Jarmelo; a Rota do Azeite (João Antão); a Rota das Barrelas (Famalicão – Videmonte) e a Rota da Cabeça Alta (Videmonte), no entanto, também devido às restrições, a inauguração será apenas simbólica, com o descerrar das placas no local de início das rotas, ficando para outra ocasião a realização do percurso por estes novos trilhos do território guardense.
Esta Rede é constituída por pequenas rotas que permitem desfrutar do património histórico e cultural e da envolvente paisagística e arquitectónica, valorizando a sua diversidade, através da prática de actividade física. São 4 percursos certificados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, apresentando diferentes perspectivas do Concelho e níveis de dificuldade, estando identificados no local com a sinalética oficial e utilizada em território português. Estes percursos podem ser realizados de forma autónoma, podendo ser percorridos em grupo ou individualmente.
Os novos percursos pedestres estarão disponíveis no sítio oficial do Município na internet para download com toda a informação sobre os trilhos como a dificuldade, a distância, a altimetria ou informação turística. O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980, no dia 27 de Setembro. Data escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) por ter sido nesse dia em 1970 que entraram em vigor diretivas consideradas como muito marcantes para o turismo global. Em 2020, o tema escolhido pela OMT para estas comemorações é"Turismo paz e salvaguarda do conhecimento”.