ADN digital

ADN digital
Foto: DR

Curadoria - Ephemeral Ethernal

 

ABERTURA - Sex 9 Maio às 18h

Patente até dom 13 julho

 Espaço Expositivo | Todos os Públicos | Entrada livre

A arte urbana sempre se definiu pela sua presença no espaço público - a sua essência reside em ser acessível, visível e parte da experiência colectiva. Com o advento da era digital, está a expandir-se para novos domínios. Esta exposição examina como as ferramentas e plataformas digitais estão a reformular a arte urbana, transformando as formas como é criada, experienciada, partilhada e adquirida.

 

Convidamo-lo a entrar, em primeiro lugar, no mundo das redes sociais enquanto novo espaço público. Plataformas como o Instagram e o TikTok são as novas ágoras, onde qualquer pessoa pode interagir com arte, expressar opiniões e participar no diálogo público. Aqui, a arte urbana encontra uma nova visibilidade - não estando restringida aos espaços físicos, alcança uma audiência digital e global. Questionamos: de que forma é que os espaços digitais reformulam a nossa experiência com a arte? Será que proporcionam uma ligação significativa ou apenas um contacto superficial?

 

Na secção seguinte, irá descobrir de que forma as novas ferramentas estão a expandir as possibilidades criativas. Neste momento, os artistas urbanos combinam técnicas tradicionais e tecnologias inovadoras – como a realidade aumentada, a realidade virtual e a animação. O que antes era uma imagem efémera numa parede pode, agora, ser animada, reinventada e preservada. Estas tecnologias dão uma nova vida à arte urbana, o que permite alcançar públicos mais vastos, envolvê-los de forma mais interactiva e preservar a obra após o seu desaparecimento físico.

 

Por fim, exploramos a mutação da noção de propriedade na arte urbana. Com o surgimento dos NFTs e da blockchain, a arte digital iniciou uma nova fase: também a propriedade deixou de estar confinada ao mundo físico. Os artistas podem agora criar, vender e preservar as suas obras em formato digital, permitindo que os coleccionadores detenham peças de arte urbana que, outrora, existiram apenas temporariamente no espaço público. Essa mudança está a redefinir o que significa ter e experienciar arte na era digital.

 

 A Exposição ADN Digital tem a curadoria da Ephemeral Ethernal (fundada pelo artista Alexandre Farto aka Vhils) e explora a forma como a arte urbana tem vindo a ser transformada pelo universo digital. Através de instalações imersivas, realidade aumentada, realidade virtual e tecnologia blockchain, é lançado o desafio aos visitantes de questionar o que permanece “público” e “autêntico”, numa era em que os muros se estendem para além das ruas e entram no domínio digital.

 

Com a participação dos artistas ±MaisMenos±, AKACORLEONE, Alexandre Farto aka Vhils, Halfstudio, Pedrita, PichiAvo, Tamara Alves, AddFuel, Wasted Rita e Kampus, ADN Digital debruça-se sobre a evolução da arte urbana e propõe-se a descobrir as possibilidades do futuro num mundo cada vez mais digital.

WEBSITE 

FACEBOOK 

INSTAGRAM 

YOUTUBE