Filmaporto abre candidaturas para bolsas de apoio à produção cinematográfica na cidade

Estão abertas as candidaturas às Bolsas Filmaporto, o programa de apoio à criação e produção cinematográfica e audiovisual na cidade. Serão atribuídas cinco bolsas no valor total de 100 mil euros e as candidaturas terminam a 8 de Agosto.
A iniciativa visa apoiar cinco projectos com um montante individual de 20 mil euros, distribuídos por duas modalidades: a Bolsa Neves, destinada a cineastas ou artistas residentes no concelho do Porto, em parceria com entidades produtoras sediadas no Porto, Vila Nova de Gaia ou Matosinhos (que será concedida a três projectos); e a Bolsa Pascaud, dirigida a criadores residentes fora do Porto, em colaboração com produtoras desses mesmos concelhos (que apoiará dois projectos).
O financiamento abrange obras de ficção, documentário, animação, séries destinadas a televisão, web ou outros suportes audiovisuais, bem como cinema experimental e vídeo-ensaio, filmados integralmente no concelho do Porto. Cada projecto deverá contar com uma equipa em que, pelo menos, 60% dos elementos artísticos e técnicos sejam residentes no Porto, Gaia ou Matosinhos.
O júri é composto por três membros de reconhecido mérito na área do cinema e produção audiovisual: Cláudia Varejão (cineasta), Ana Carina Estróia (produtora) e Lois Patiño (cineasta).
As candidaturas deverão ser enviadas até às 18 horas do dia 8 de Agosto para info@filmaporto.pt. O regulamento completo e os critérios de avaliação encontram-se disponíveis para consulta na página da Filmaporto.
Desde a sua criação, em 2021, as Bolsas Filmaporto já apoiaram obras de André Gil Mata, Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, Eloy Serén, Francisco Moura Relvas, João Niza Ribeiro, João Nunes Monteiro, José Magro, Letícia Simões, Lúcia Prancha, Luís Costa, Marcelo Pereira, Maria Trigo Teixeira, Mariana Bártolo, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Matilde Camacho, Patrícia Neves Gomes, Pedro Lino, Ricardo Leite, Rita Barbosa e Tânia Dinis.