Agenda Cultural de Albufeira com programação reforçada para Abril

Com o regresso da Primavera, chegam também a Albufeira várias iniciativas de cariz cultural. A agenda de Abril está já bastante preenchida. Entre outros eventos, estão já confirmados o regresso do Sea Fest à Praça dos Pescadores, um concerto de Luís Represas, e uma exposição dedicada à vida e obra de Adriano Correia de Oliveira.
Com a chegada do mês de Abril e as temperaturas amenas da Primavera, o Município de Albufeira tem já previstas várias iniciativas destinadas a um público amplo.
Entre as várias opções em cartaz, destaque para a realização da 4.ª edição do Sea Fest, que este ano acontece entre os dias 17 e 19 de Abril. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, e promete trazer muita animação até à Praça dos Pescadores. Do programa fazem parte actividades como um workshop de skate e um dia aberto dedicado à prática do surf, e estão já confirmadas as actuações de Carolina Deslandes (17 de Abril), Richie Campbell (18 de Abril) e Ivandro (19 de Abril). A entrada é gratuita.
Na semana seguinte, Luís Represas apresenta-se no Auditório Municipal de Albufeira. O icónico cantor português vai revisitar os momentos mais marcantes da sua carreira, num concerto agendado para o dia 24 de Abril. Está prevista uma passagem pelos tempos do grupo Trovante, bem como por temas de sucesso do percurso a solo. O espectáculo tem início previsto para as 21h30, e os bilhetes já estão à venda na Plataforma BoL e na Galeria Municipal João Bailote.
No mês em que se assinala o 51.º aniversário da Revolução, Albufeira acolhe ainda a exposição “Adriano 80”. A iniciativa pretende assinalar os 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira, a partir de um conjunto de painéis, imagens e vídeos. A exposição aborda a evolução da música do autor, a partir dos momentos mais importantes de um percurso marcado pelo envolvimento no movimento estudantil, na luta pela Democracia e pela vida na clandestinidade. A curadoria da exposição, que poderá ser visitada entre os dias 9 e 26 de Abril na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, está a cargo da Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, que desde 1995 se tem dedicado à divulgação da obra do autor.
Ao longo das próximas semanas, Albufeira acolhe ainda várias outras iniciativas de cariz cultural. Da programação do Auditório Municipal fazem também parte as actuações do grupo FUETE – Associação de Dança de Albufeira (5 de Abril), do Quarteto Algarve (12 de Abril), e de João Galante (30 de Abril). Nas Galerias Municipais, destaque para a Exposição de Fotografia “Pelos Trilhos do Algarvensis”, de Rui M. M. Gregório (3 a 28 de Abril, Galeria de Arte Pintor Samora Barros), e para a Exposição de Escultura “Detalhe”, de Angelina Maia (7 de Abril a 3 de Maio, Galeria Municipal João Bailote). Até ao dia 30 de Abril, pode-se também visitar a Exposição de Fotografia “Não quero morrer aqui”, de Carlos Filipe, na Sala de Exposições de Olhos de Água.