Saída de Campo: Biodiversidade de Inverno | 03 de Fevereiro 2024

Saída de Campo: Biodiversidade de Inverno | 03 de Fevereiro 2024
Foto: DR

Município de Gouveia promove Saída de Campo para conhecer a Biodiversidade de Inverno

 

O Município de Gouveia, em parceria com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, irá promover, ao longo deste ano e durante os próximos meses, diversas saídas de campo no âmbito da Biodiversidade.

 

A primeira acontece já no próximo dia 03 de Fevereiro, sob o mote: Biodiversidade de Inverno e contempla a visita de vários habitats, em altitudes diferentes, situados em Vila Cortês da Serra.

 

O ponto de encontro está, assim, marcado para as 08h30, na Junta de Freguesia de Vila Cortês da Serra e serão visitados locais como a Ribeira do Paço, campos agrícolas do Vale da Silva e Chãs e a Lagoa do Castelejo, numa caminhada de cerca de 6,5 Km.

A participação nesta iniciativa é de carácter gratuito e aberta à comunidade, sendo, no entanto, limitada à inscrição de 25 pessoas.

 

As inscrições para esta iniciativa já se encontram abertas, podendo os interessados inscrever-se até ao dia 2 de Fevereiro, através do formulário disponível online em: https://forms.gle/5XFnNt4BWLsRKPmU7

 

Ou de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito na Casa da Torre, alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt, ou dos contactos de telefone: 238 083 930; telemóvel: 962 033 099.

 

Assim e apesar de no Inverno a vida selvagem estar mais "adormecida", não faltam motivos para sair para o campo! Desde aves invernantes como os abibes e diversas espécies de tordos que procuram os campos agrícolas ou lugres e felosas-comuns nas linhas de água até musgos e cogumelos nas florestas há uma grande variedade de espécies que podem ser observadas nesta estação do ano.

 

Estas saídas de campo procuram, desta forma, explorar a Biodiversidade e as diferentes espécies de seres vivos que habitam na nossa região, promovendo o conhecimento e proporcionando uma aprendizagem mais significativa de algumas espécies que integram uma biodiversidade rica que caracteriza o nosso território, sensibilizando a comunidade para a importância da sua preservação.