"Aguarelas para a Rainha" exposta no Museu Nacional de Arte Antiga
Dona Estefânia, rainha de Portugal entre 1858 e 1859, foi uma princesa originária da casa de Hohenzollern-Sigmaringen, que deixou Düsseldorf para casar com o soberano português, o rei D. Pedro V.
"Aguarelas para a Rainha" trata-se de um conjunto de aguarelas que integravam um álbum de vistas de Düsseldorf, pintadas por artistas locais, a pedido da cidade, para oferecer à princesa alemã, por ocasião do casamento com o rei português.
Recentemente restaurada pela FCB, a coleção foi objeto de uma primeira apresentação pública no Goethe-Museum (Düsseldorf) e é agora apresentada em Portugal, na sala dos Passos Perdidos do MNAA, dia 19 de outubro, às 18h00.
D. Estefânia era conhecida por levar a esperança a muitos portugueses, sempre disposta a ajudar os mais pobres e desfavorecidos. Juntamente com o marido D. Pedro, fundaram diversos hospitais e instituições de caridade. Quando adoeceu, deixou um único pedido, que passava pela construção de um novo e moderno hospital, que prestasse assistência às crianças pobres. D. Pedro cumpriu o último desejo de sua mulher, criando o Hospital de Dona Estefânia.
A exposição "Aguarelas para a Rainha" estará no MNAA, de 20 outubro a 31 dezembro 2022.