Águeda é finalista dos Prémios LivCom 2024

Águeda é finalista dos Prémios LivCom 2024
Foto: DR

Águeda é finalista dos LivCom Awards 2024. O anúncio acaba de ser feito pelo júri internacional deste prémio que reconhece as melhores cidades para viver.

 

É a terceira indicação de Águeda para estes prémios internacionais, que venceu nas duas vezes anteriores, na categoria dos concelhos com 20 mil a 75 mil habitantes, perante um painel de municípios finalistas de todo o mundo: no ano passado, em Malta, e em 2019, na Universidade de Roma, em Itália.

 

Este ano, Águeda volta a ser finalista deste prémio internacional que tem centrado a sua atenção no envelhecimento activo, vida saudável e cidade sustentável para todos. O evento vai decorrer no Cairo, Egipto, entre os dias 4 e 7 de Novembro, em simultâneo com o World Urban Forum (Fórum Urbano Mundial), das Nações Unidas.

 

O WUF, este ano na 12.ª edição, é um evento global organizado pela ONU-Habitat, agência das Nações Unidas dedicada à promoção de cidades sustentáveis e ao desenvolvimento urbano, que serve como uma plataforma para reunir líderes, especialistas, académicos, representantes de governos, Organizações Não Governamentais e outras entidades mundiais e onde são debatidos temas relacionados ao urbanismo, sustentabilidade, habitação e desenvolvimento urbano.

 

O fórum é realizado de dois em dois anos em diferentes locais do mundo, tendo como objectivo principal promover a consciencialização da urbanização sustentável e promover a partilha de conhecimento, a formação de parcerias e o desenvolvimento de políticas urbanas inovadoras.

 

As finais deste ano dos LivCom Awards, como um importante evento paralelo do WUF12, serão coorganizadas pela comissão do LivCom e por algumas entidades internacionais como o Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional (UNCRD), a Sociedade Internacional de Planeadores de Cidades e Regiões (ISOCARP), o Instituto Internacional das Nações Unidas para o Envelhecimento (UN-INIA), o Centro Internacional de Ciências Humanas da UNESCO (UNESCO-CISH), o Instituto da Universidade das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS) e o Centro para o Meio Ambiente e Desenvolvimento da Região Árabe e Europa (CEDARE), com o apoio do Ministério da Habitação, Utilidades e Comunidades Urbanas do Egipto.