Capítulo Perfeito powered by Billabong - A espera pelas ondas perfeitas

Capítulo Perfeito powered by Billabong - A espera pelas ondas perfeitas
Foto: ©André Carvalho
Capítulo Perfeito powered by Billabong - A espera pelas ondas perfeitas

A espera pelas ondas perfeitas poderá chegar ao fim com as previsões a indicarem várias ondulações sólidas

12 de Fevereiro de 2024

A organização do Capítulo Perfeito powered by Billabong colocou o evento em alerta amarelo, com as previsões a indicarem várias ondulações fortes e ventos favoráveis nos próximos dias. 

 

Os organizadores estão de olho em particular no forecast já para este fim-de-semana, em que se prevê uma ondulação forte (na casa dos 3 metros) de Oeste e ventos offshore (de quadrante Norte) ligeiros a moderados, existindo a forte probabilidade de a 10ª edição do campeonato das ondas perfeitas ir para a água dentro de quatro ou cinco dias. Pela sexta vez na sua história, a prova vai realizar-se na praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, sendo esperados os tubos grandiosos que são a imagem de marca do Capítulo Perfeito. 

 

O organizador do evento, Rui Costa, e o director de prova, Miguel Fortes, estão expectantes em relação à forma como as previsões irão evoluir nos próximos dias, mantendo-se para já disponíveis para considerar outras ondulações que se estão a formar e que poderão chegar à nossa costa durante a próxima semana. Caso optem por avançar com a realização do evento já neste fim-de-semana, a dupla deverá fazer a chamada oficial para a competição nos próximos dois dias. 

 

“Estamos de olho em várias ondulações que vão agraciar a nossa costa nos próximos dias”, afirma Rui Costa. “Têm tudo aquilo que procuramos: uma ondulação grande de Oeste, que entra com força em Carcavelos, e ventos de quadrante Norte, que sustentam as ondas e proporcionam os tubos de que o campeonato precisa. Uma dessas ondulações vai chegar já este fim-de-semana. Estamos a acompanhar detalhadamente as previsões, com a consciência de que temos até quarta ou quinta-feira para dar o call se considerarmos que esta ondulação nos permitirá cumprir a promessa de ter os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas que Portugal tem para oferecer”, conclui. 

 

Os atletas internacionais já estão em stand-by, uma vez que terão menos de 72 horas para viajar para Portugal a tempo do arranque da competição, caso a chamada oficial se confirme. Recorde-se que o Capítulo Perfeito 2024 iniciou o seu período de espera no passado dia 9 de Janeiro, sendo que o mesmo estende-se até 9 de Março. 

 

Nesta edição, o português Nic von Rupp vai defender o título conquistado em 2023 contra um distinto grupo de tube riders que inclui nomes como Rob Machado, ícone transgeracional do estilo que disputou títulos mundiais com Kelly Slater, Nathan Florence, eleito o Surfista do Ano pela revista Stab, e Balaram Stack, nome bem conhecido do público do Capítulo Perfeito e vencedor em 2022 do prestigiante campeonato de tubos Vans Pipe Masters. 

 

****

 

SOBRE O CAPÍTULO PERFEITO

O Capítulo Perfeito é um campeonato internacional de surf que reúne anualmente os melhores surfistas nacionais e internacionais, especialistas em tubos, no melhor dia de surf do Inverno português. Inserindo-se na categoria de specialty events, a prova tem como premissa realizar-se estritamente em condições consideradas perfeitas: ondas grandes e tubulares, o ex-libris da modalidade. Nesta competição especial só os tubos (manobra-rainha do surf) são pontuados, não sendo consideradas outras manobras para o score dos competidores.

O Capítulo Perfeito tem um período de espera de dois meses entre 9 de Janeiro e 9 de Março, sendo que o alerta para a realização da prova é dado com apenas 72 horas de antecedência, após um acompanhamento e apreciação detalhados das previsões do mar e da atmosfera. Desta forma, a organização assegura a realização do campeonato num só dia de ondas perfeitas, proporcionando aos fãs do surf o espectáculo mais aguardado da temporada: os melhores surfistas nas melhores ondas.

 

O Capítulo Perfeito é um evento móvel que, ao longo dos anos, tem tido lugar em diferentes praias do país, todas elas reconhecidas internacionalmente pela qualidade das suas ondas, como são os casos da praia de Supertubos em Peniche (2012 e 2013), praia do Norte na Nazaré (2016 e 2017/2018) e praia de Carcavelos em Cascais (2014, 2015, 2019/2020, 2022 e 2023). Em 2024, a prova terá novamente lugar em Carcavelos, onde celebrará a sua 10ª edição.