Apresentação do livro «Diamante» com o poeta António Carlos Cortez
A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe, nos dias 14 e 15 de Outubro, a apresentação do livro «Diamante», da autoria de António Carlos Cortez, bem como uma tertúlia com o poeta, ensaísta e crítico literário, direccionada ao público em geral e aos alunos do ensino secundário de Torres Novas.
A sessão para o público em geral decorrerá no dia 14 de Outubro a partir das 17h30 e, para os alunos do ensino secundário, no dia 15 de Outubro, a partir das 10h30 no auditório da Biblioteca Municipal.
António Carlos Cortez nasceu em Lisboa, em 1976, e actualmente lecciona as disciplinas de Literatura Portuguesa e de Português no Colégio Moderno, em Lisboa, sendo ainda investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa) em Literatura Moderna e Contemporânea.
Depois de ter publicado o seu primeiro livro de poesia em 1999, recebeu em 2011, com «Depois de Dezembro» (Licorne), o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro de poesia publicado em Portugal, em 2010.
Na sua obra destacam-se os livros: «O Nome Negro» (Relógio D'Água ,2013), «Animais Feridos» (Dom Quixote, 2016) e a antologia «A Dor Concreta» (Tinta da China, 2016), vencedora do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores, em 2018.
É ainda autor de «Voltar a Ler» (Gradiva), compilação de ensaios e crítica literária e de «Pedro & Inês, Palavras Vivas - 15 poetas contemporâneos» (Caleidoscópio), tendo obras publicadas no México e no Brasil, estando ainda incluído em várias antologias de poesia em Portugal e no estrangeiro.