Tom Jobim interpretado por Seu Jorge e Daniel Jobim no Convento São Francisco

Tom Jobim interpretado por Seu Jorge e Daniel Jobim no Convento São Francisco
Fotografia: D.R.

É já no próximo domingo, 23 de Abril, que Seu Jorge e Daniel Jobim sobem ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF), às 21h30, para interpretarem a obra de um dos artistas mais conceituados da música popular brasileira, António Carlos Jobim. O concerto, integrado no programa de comemorações do Município de Coimbra para o 25 de Abril, repete-se na segunda-feira, 24 de Abril, à mesma hora. “Corcovado”, “Garota de Ipanema”, “Luíza”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Lígia”, “A Felicidade” são alguns dos sucessos que vão ser reproduzidos por Seu Jorge e Daniel Jobim, num espectáculo que integra o ciclo programático "Saudades do Brasil em Coimbra”.

O projecto ganhou forma quando Seu Jorge e Daniel Jobim decidiram cantar e celebrar um dos músicos brasileiros mais conceituados de sempre, Tom Jobim. A ideia está, agora, materializada neste concerto coproduzido pela Lazarus Agency e pelo CSF, integrado no ciclo "Saudades do Brasil em Coimbra”, com o objectivo de explorar criativamente as ligações multiculturais entre Portugal e o Brasil.

O repertório deste concerto promete trazer o melhor de Tom Jobim ao palco do Grande Auditório do CSF pela mão de dois grandes músicos, Seu Jorge e o neto de António Carlos Jobim, Daniel Jobim. Um espectáculo com exaltações ao amor e ao Rio de Janeiro, parcerias com Vinícius de Moraes, Toquinho, Miúcha e outros nomes relevantes da música popular brasileira, e sucessos incontornáveis como “Corcovado”, “Garota de Ipanema” ou “Eu Sei que Vou Te Amar”.

"A selecção das canções é algo bastante natural, de acordo com o coração de cada um, das músicas que Seu Jorge gosta de cantar. É muito bom, porque flui naturalmente e isso deve transparecer no palco”, afirma Daniel Jobim sobre o concerto, acrescentando que “são músicas que gostamos e estamos acostumados, sem preocupação com tons diferentes". Seu Jorge também elogia a selecção das músicas e assegura que passam bons sentimentos. “Cantar esse repertório é um presente incrível para mim ao mesmo tempo que é um desafio enorme! O amor está de volta. Tom Jobim vive", adianta o músico.

O espectáculo alterna momentos nostálgicos, grandes versões e impressões pessoais dos dois músicos sobre um dos maiores compositores do mundo e dos maiores nomes da música brasileira, Tom Jobim. "Eu, felizmente, tenho muitas lembranças do meu avô. (…) Começava a tocar canções muito cedo, a partir das 6 da manhã, eram músicas clássicas que exercitava todos os dias. Antes de compor ele tocava algumas peças, fazia um estudo antes. Quando ele começava a compor as ideias já surgiam", conta Daniel Jobim. “As suas canções eternas, enchem o coração das pessoas de alegria, romantismo e esperança", acrescenta Seu Jorge.

António Carlos Jobim foi compositor, pianista, cantor e violonista, um dos grandes ícones da música popular brasileira e um dos mais importantes artistas brasileiros a levar a mistura do samba, do clássico, do jazz e da bossa nova a um outro patamar de relevância internacional. Desde a parceria com João Gilberto, Chico Buarque, Baden Powell até Frank Sinatra, Tom Jobim escreveu parte da história da cultura brasileira.

Os últimos bilhetes para os concertos de Seu Jorge e Daniel Jobim estão à venda e podem ser adquiridos em https://bit.ly/3F6mM3v e nos locais habituais. Mais informações junto da bilheteira do Convento São Francisco (a funcionar diariamente, entre as 15h00 e as 20h00), através do telefone 239 857 191 ou via bilheteira@coimbraconvento.pt.