Aquamuseu do Rio Minho assinala 16 anos em festa

Aquamuseu do Rio Minho assinala 16 anos em festa

O Aquamuseu do Rio Minho comemora hoje, 13 de Julho, 16 anos de serviço ao público. As comemorações prolongam-se durante o próximo fim-de-semana, com um conjunto de actividades gratuitas dedicadas a toda a família.

Atendendo aos tempos de pandemia, e às orientações para evitar aglomerados populacionais, o Município de Vila Nova de Cerveira assinala o 16º aniversário do Aquamuseu do Rio Minho com toda a segurança.

O arranque das celebrações deu-se esta manhã, com a inauguração de uma pintura mural da autoria de Acácio de Carvalho no jardim do Aquamuseu. A intervenção artística integra a candidatura “LowPlast – A arte de reduzir o plástico”, financiada pelos EEA Grants, que visa sensibilizar para a redução do consumo de embalagens descartáveis.

O programa prossegue esta sexta-feira, 16 de Julho, com a inauguração da exposição "As mulheres na atividade da pesca" (10h30), onde será retratado o papel da actividade feminina na pesca, não só no rio Minho, mas também em algumas vilas piscatórias portuguesas. 

Já este sábado, 17 de Julho, será dada a conhecer ao público a mostra “O carocho sem vela” (10h30), focada nas tipologias de motores fora de borda que alteraram a funcionalidade do carocho, como embarcação tradicional com vela.

O último dia de celebrações decorrerá este domingo, com a entrada gratuita no Aquamuseu do Rio Minho (10h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00). O programa encerrará às 18h00, no Jardim do Aquamuseu, com o concerto "Trobadores & Soldadeiras" Encontro Luso-Galaico. De referir que esta actividade é promovida pelo “Projeto Cardo” e o “Ideal Clube de Fado”, que desenvolveram projectos musicais com as populações dos 10 municípios do Alto Minho. Em Vila Nova de Cerveira, a parceria envolve o coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira e dará a conhecer a criação de novos arranjos para canções tradicionais, um momento único de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica. O projecto é cofinanciado por: Norte2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Situado junto à margem do rio Minho e integrado numa envolvente natural de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu do rio Minho transporta para dentro de quatro paredes toda a riqueza daquele curso de água internacional. De portas abertas desde 13 de Julho de 2005, este espaço público tornou-se num dos maiores polos de atracção turística de Vila Nova de Cerveira, alcançando uma média de 25 mil visitantes por ano.

Para mais informações os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho. (aquamuseu@cm-vncerveira.pt, 251708026).