Arquivo recorda barracas de Setúbal antes do 25 de Abril

Arquivo recorda barracas de Setúbal antes do 25 de Abril
Foto: ©mun-setubal

Uma exposição fotográfica que retracta a miséria em que, antes do 25 de Abril, vivia um quarto da população do concelho está patente de 21 de Abril a 2 de Maio no Arquivo Municipal de Setúbal.

 

A mostra “50 Anos 50 Fotografias, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do projecto Venham Mais Vinte e Cincos, comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, retracta as condições de vida das pessoas que habitavam os bairros de barracas.

 

A meia centena de fotografias expostas e outras vinte serviram de ponto de partida a “Outro Mundo no Mesmo Lugar – A Cidade das Barracas”, livro de Vanessa Iglésias Amorim, antropóloga, Jaime Pinho e Alberto Lopes, professores de História, e Lia Antunes, arquitecta, lançado em Abril do ano passado em Setúbal.

 

As imagens permitem constatar a evolução na habitação na cidade, particularmente graças ao SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, programa de construção lançado no final de Julho de 1974, três meses depois da Revolução de Abril, para responder às necessidades habitacionais de populações desfavorecidas em Portugal.

 

Nos dias 21, 24 e 28 de Abril e a 2 de Maio, às 10h00 e às 14h00, a Câmara Municipal de Setúbal promove visitas guiadas à exposição, dirigidas ao público escolar, com os autores do livro “Outro Mundo no Mesmo Lugar – A Cidade das Barracas”, uma edição do Centro de Estudos Bocageanos, com apoio do município, da Associação José Afonso e das juntas de freguesia do concelho.

 

As inscrições, gratuitas, encontram-se a decorrer e devem ser feitas através do endereço de correio electrónico educativo.arquivo@mun-setubal.pt.

 

A exposição patente no Arquivo Municipal de Setúbal, localizado na Avenida dos Combatentes, pode ser visitada entre 21 de Abril e 2 de Maio, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 11h30 e das 14h30 às 16h00.

 

 

Website