Bibliolândia, Terra da Neve

Bibliolândia, Terra da Neve
Fotografia: D.R.

A Biblioteca Municipal da Covilhã transformou-se em «Bibliolândia, Terra da Neve», um cenário especial para a realização de várias atividades destinadas a crianças e famílias, ao longo do mês de dezembro, no âmbito do Natal com Arte 2022.

Do vasto programa, destaca-se a iniciativa «3, 2, 1… Sonhos em Ação», a realizar no dia 10, a propósito do Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão, com o principal objetivo de dar voz e tempo de antena às crianças, a fim de falarem sobre os seus sonhos para o futuro. Estimulando a imaginação e a criatividade, pretende ter como resultado final uma instalação artística relacionada com o tema.

Logo a seguir, entre os dias 12 e 16, a Biblioteca receberá um convidado especial, o «Nevão», um especialista em aventuras natalícias. Tendo como ponto de partida a história de vida de um floco de neve, as crianças farão uma viagem pelos sonhos de Natal e pela magia dos encontros inesperados. Cada sessão terá uma duração de 2 horas, preenchidas com música, dança e criatividade.

Já no dia 17, terá lugar mais um «Concerto com Histórias para Famílias», com a apresentação da Lenda da Serra da Estrela e um concerto pela flautista covilhanense Ana Lucas.

Entre os dias 19 e 30 de dezembro, o «Novelo das Artes» ligará um conto de Natal, «Floco de Neve», de Benji Davies, uma história sobre a magia de encontros inesperados, a uma oficina artística de representação do património Arte Nova da Covilhã, em 3D.  Nesta interrupção letiva, a Biblioteca e o espaço C3D desafiam assim o espírito criativo de crianças e jovens, aliando o espírito natalício ao conhecimento e à imaginação. 

A participação nas atividades implica marcação prévia, individual e de grupos escolares (máximo 60 crianças), através do email biblioteca@cm-covilha.pt.

Além das histórias contadas, a Biblioteca Municipal destaca ao longo de todo o mês muitos outros livros, disponíveis no comboio das «Leituras de Natal», com o objetivo de divulgar o livro e incentivar bons hábitos de leitura.