Campanha "SOS Afogamento" alerta para numeros elevados de afogamento em 2020
Para continuar a prevenir o afogamento, a campanha digital "SOS Afogamento" da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS), lançou com base na estatística de 2019, para o 3º trimestre de 2020, cartazes e vídeos que incidem principalmente no conselho: “frequente espaços aquáticos vigiados”.
A FEPONS, através do Observatório do Afogamento, registou no 1º semestre de 2020, uma subida de 45,5% nas mortes por afogamento em Portugal (64 mortes). Este dado é especialmente preocupante, pois o país esteve em estado de emergência durante algumas semanas, não sendo espectável esta estatística.
Segundo o relatório do 1º semestre de 2020 do Observatório, todos os afogamentos ocorreram em zonas não vigiadas, sendo os homens, especialmente com mais de 40 anos, as principais vicitmas. A maior parte das ocorrências teve lugar no mar e em rios e Lisboa e Faro são os distritos mais afectados.
O Observatório do Afogamento pode ser encontrado no facebook e os seus resultados na página http://observatoriodoafogamento.blogspot.com.