Campus Jazz 2025: Quinta edição do festival traz programação multicultural e aposta na valorização da região

Campus Jazz 2025: Quinta edição do festival traz programação multicultural e aposta na valorização da região
Foto: DR

O Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA) regressa para a sua quinta edição, decorrendo entre 30 de Abril e 5 de Junho. Este ano, o evento apresenta uma programação diversificada, que reúne nomes incontornáveis do jazz internacional, como Ben WendelJeff Ballard e Rabih Abou-Khalil, ao mesmo tempo que reforça a aposta na formação e na valorização do potencial musical da região. Entre concertos, masterclasses, workshops e conferências, o festival consolida-se como um espaço de encontro entre tradição e inovação, promovendo o diálogo entre músicos, estudantes e o público.  


O festival arranca no dia internacional do jazz, 30 de Abril, com um concerto do João Rocha Quartet, vencedor do Concurso Internacional de Jazz da UA de 2024. O grupo actuará na Casa do Estudante da UA, inserindo o evento na Semana Académica e aproximando-o do público jovem.  


No dia 1 de Maio, o baterista norte-americano Jeff Ballard, que colaborou com nomes como Ray Charles, Chick Corea e Brad Mehldau, orienta uma masterclass na UA. No dia seguinte, sobe ao palco do Cine-Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha, acompanhado pelo Combo de Jazz da UA.  


9 de Maio, a guitarrista e cantautora Raquel Martins, artista portuguesa a residir em Londres, apresenta-se em masterclass na UA e, à noite, actua em trio, explorando influências que vão do nu-jazz à soul e bossa nova.  


No dia 15 de Maio, o conceituado compositor libanês Rabih Abou-Khalil conduz uma masterclass e, no dia seguinte, 16 de Maio, sobe ao palco da Nave Multiusos Caixa UA, num concerto especial com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direcção do maestro Jan Wierzba. O espectáculo será inteiramente dedicado a repertório da sua autoria, reflectindo a fusão do jazz com a música tradicional do Médio Oriente.  


estágio de big banduma das novidades do festival, decorre entre 20 e 22 de Maio e será orientado pelo trombonista e compositor sueco Kristian Persson (Nine Sparks Riots). O projecto visa o desenvolvimento do potencial artístico de músicos da região, culminando num concerto final com repertório original do convidado. As inscrições já se encontram disponíveis. 


29 de Maio, o saxofonista e compositor norte-americano Ben Wendel, reconhecido pelo seu trabalho com o colectivo Kneebody e colaborações com músicos como Bill Frisell e José James, actua na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré com a Orquestra de Jazz da UA. O músico participará ainda em três momentos formativos: uma masterclass e uma tiny lab talk no dia 28 de Maio e um workshop no dia 29.  


O festival encerra a 5 de Junho com a inauguração de uma exposição no Centro de Estudos de Jazz (CEJ), estrutura fundada na UA em 2007 e dedicada à documentação e investigação do jazz. Com curadoria de Ivo Martins, Vera Velez e Manuel Neto, a mostra oferecerá uma visão sobre o percurso e o acervo do CEJ.  

Além dos concertos e formações, o Campus Jazz contará com duas jam sessions, abertas por ensembles liderados por antigos alunos da UA, Rui Lúcio e João Martins, e dinamizadas em parceria com a Associação Académica da UA e o Grupo Experimental de Teatro da UA (GrETUA).  


Campus Jazz 2025 volta a afirmar-se como um espaço de experimentação, formação e partilha, promovendo a conexão entre o jazz e a comunidade académica, o público e os músicos em diferentes fases das suas carreiras.  


A programação completa, bem como informações sobre horários e inscrições, pode ser consultada AQUI.