Centro Geodésico de Portugal “pinta-se” de azul e assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
O Município de Vila de Rei e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) voltam a juntar-se ao movimento ‘Light It Up Blue’, que consiste em ‘pintar’ o mundo de azul, nomeadamente através da iluminação de edifícios e/ou monumentos, com o intuito de sensibilizar e consciencializar a população para a problemática do autismo, que afecta mais de 1% de todas as crianças do mundo.
O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se a 2 de Abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objectivo prende-se com a necessidade de esclarecer a população mundial sobre o Autismo.
Esta iniciativa pretende igualmente assinalar o “Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, que se comemora ao longo do mês de Abril. Desta forma, ao iluminar, com cor azul, o Centro Geodésico de Portugal pretende-se também consciencializar a população para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.
Ao longo do mês, na Rádio Condestável, estará também a rodar um spot alusivo a esta temática, gravado por alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei, como forma de alertar também as pessoas para este tema.
O mês de Abril como “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” assinala-se nos Estados Unidos desde 1983 e em diversos países europeus desde o início deste século, com o objectivo de alertar para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens são ainda hoje sujeitos.