Semana dos Baleeiros

Semana dos Baleeiros
Fotografia: D.R.

A última semana de agosto é dedicada às Lajes do Pico. À memória baleeira. À Festa em Honra de Nossa Senhora de Lourdes.

Instituída em 1986, a Semana dos Baleeiros dignifica a cultura do nosso concelho. A harmonia de sons dos instrumentos das nossas seis filarmónicas e demais convidadas; a arte que sai das mãos dos artesãos que participam na Feira Comercial; a promoção do desporto através dos torneiros de futsal e vólei de praia, juntando os trilhos que seguem o curso da natureza intacta da nossa ilha; o desfile etnográfico que percorre a vila manifestando as antigas tradições e a estreia da Festa Açoriana com demonstrações que elevam as nossas músicas e danças tradicionais; a nostalgia do Fado e a euforia dos concertos com artistas de renome nacional; e a tradição aliada à competição e à emoção sentida nas célebres regatas em botes baleeiros.

Integrada na Semana dos Baleeiros, o culto a Nossa Senhora de Lourdes manifesta-se através da Festa em Sua Honra, que atrai, desde 1883, centenas de cidadãos às Lajes que vêm de todos os lados da ilha expressar a sua fé e agradecer a Nossa Senhora de Lourdes as dádivas e graças concedidas. A Semana dos Baleeiros é a maior expressão do culto à baleação. Uma homenagem aos que perderam a vida no mar e aos que a terra chegaram com muitas histórias para contar. Às famílias que em terra ficavam a rezar e a pedir para que os botes e os homens chegassem “à salvamente”. 

A abertura da Semana dos Baleeiros será dia 22 de agosto, pelas 20H30 na Igreja Matriz das Lajes do Pico, seguida da atuação do Grupo Coral das Lajes do Pico.

Na quarta-feira, dia 24, pelas 20H30, será inauguração do Quiosque do Triângulo, inserido na Expo Açores Artesanato, no Pavilhão Municipal das Lajes do Pico.

Na sexta-feira, dia 26, a regata de remo feminino e provas de perícia às 17H00.

No sábado, dia 27, a procissão marítima pelas 11H00, regata de vela às 14H00 e regata de remo masculino às 17H00.

No domingo, dia 28, a missa solene de Nossa Senhora de Lourdes na Igreja Matriz, pelas 16H00, seguida do desfile de filarmónicas e procissão às 18H00 com o tradicional sermão.