Ciclo de Cinema Homenagem a Realizadores Figueirenses

Ciclo de Cinema Homenagem a Realizadores Figueirenses
Fotografia: D.R.

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz informa, que irá realizar-se, quarta-feira, 31 de agosto, pelas 21h30, no Auditório João César Monteiro, a última sessão no âmbito do Ciclo de Cinema - Homenagem a Realizadores Figueirenses, com a exibição do filme "Pára-me de Repente o Pensamento", de Jorge Pelicano. Este ciclo está inserido nas Comemorações dos 250 Anos de Elevação da Figueira da Foz a Vila.

Sinopse: Cafezinho, cigarrinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa, um cigarro que morre em beata. Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico. A lucidez e a loucura vivem juntas.

Do mundo exterior chega um ator que procura o seu personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes são parte do processo de construção do personagem. No meio da névoa o ator depara-se com um poema de Ângelo de Lima, alienado de condição.

O personagem de teatro nasce. O cinema documenta.

 

Realização: Jorge Pelicano

Intérprete: Miguel Borges

Género: Documentário

Origem: Portugal, 2014

Duração: 1h38

M/14

Esta sessão contará com a presença do realizador.

Mais se informa que a entrada é gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.