Coimbra realiza mais uma “Caminhada Solidária Pelo Coração”
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra volta a associar-se à delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia para a realização de mais uma “Caminhada Solidária pelo Coração”, no próximo dia 29 de Setembro, das 8h30 às 13h00, em parceria com a Unidade Local de Saúde de Coimbra, a ADETOCO, o Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra (CLUVE), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial do Coração, promovendo a sensibilização e consciencialização da comunidade para as doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte, não só em Portugal, mas em todo o mundo.
A iniciativa, solidária e sem qualquer intuito competitivo, vai decorrer no próximo dia 29 de Setembro, das 8h30 às 13h00, com o objectivo de assinalar o Dia Mundial do Coração. As inscrições já estão a decorrer e devem ser efetuadas online, aqui.
O evento deixa à consideração dos participantes o percurso em que vão participar e que pode ser; uma caminhada, de 5 quilómetros, do Parque Verde do Mondego ao Choupal e do Choupal novamente ao Parque Verde do Mondego; uma caminhada de 10 quilómetros, do Parque Verde do Mondego ao Choupal e do Choupal novamente ao Parque Verde do Mondego, mais uma ida ao Jardim botânico e regresso ao Parque Verde do Mondego; e uma corrida de 5 quilómetros, que contará com dois guias turísticos e é limitada às 50 primeiras inscrições.
A “Caminhada Solidária pelo Coração” é dirigida a pessoas de todas as idades e tem um custo de 5 euros por participante, com direito a seguro de acidentes pessoais e kit de participação, com mochila, t-shirt, água, sumo e uma barra de cereais. As crianças e jovens com idade igual ou inferior a 16 anos podem participar gratuitamente, à responsabilidade dos pais, familiares e/ou encarregados de educação, mas para receberem o kit de participação têm, igualmente, de realizar a devida inscrição.
As receitas das inscrições vão reverter, na sua totalidade, para apoiar o projecto “Coimbra Unida pelo Coração”, que tem o propósito de sensibilizar a comunidade e promover a prevenção da doença cardiovascular, através de actividades de avaliação do risco cardiovascular, nomeadamente da realização de rastreios.