De Vasco da Gama a Cristiano Ronaldo: os portugueses nas memórias e histórias da Ásia

De Vasco da Gama a Cristiano Ronaldo: os portugueses nas memórias e histórias da Ásia

A imagem de Portugal e dos portugueses nas histórias nacionais e nas memórias colectivas de várias sociedades e culturas asiáticas é o tema do curso “Os olhos da Ásia. Memórias e imagens dos portugueses” que o Museu do Oriente organiza, em formato online, aos sábados, das 10h00 às 12h00, entre 6 de Novembro e 4 de Dezembro.

Orientado por Jorge Santos Alves, especialista em História da Ásia do Sueste Pré-Colonial, História da China e de Macau, bem como em relações luso-chinesas, o curso divide-se em cinco sessões, para proporcionar uma leitura crítica da mais actual bibliografia e das suas principais linhas temáticas e de debate relativas às memórias e imagens de Portugal e dos portugueses na Ásia, em particular na Índia, Malásia, Indonésia, China e Japão.

O curso procura mostrar as vantagens práticas da compreensão e leitura das memórias e imagens históricas de Portugal e dos portugueses nas sociedades asiáticas modernas, na diplomacia, negócios, cooperação académica, intercâmbio cultural, turismo, entre outras áreas de actividade, através da exposição e debate dos temas, com recurso a documentos textuais e visuais.

Jorge Santos Alves é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas e Coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos, da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), investigador sénior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (FCH-UCP) e director da Revista Oriente (Fundação Oriente, Lisboa).