Mais de 150 atividades na natureza são a proposta de mais uma edição do festival mais apaixonado pela Natureza

Mais de 150 atividades na natureza são a proposta de mais uma edição do festival mais apaixonado pela Natureza
Já estão abertas as inscrições nas actividades do 12º Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza, em Sagres (Vila do Bispo). O evento dedicado à natureza mais esperado do ano realiza-se entre 1 e 5 de Outubro, e pretende mais uma vez mostrar o espectáculo da migração de aves e a beleza do barlavento algarvio aos amantes da natureza de vários pontos do país e mesmo do mundo.
 
O programa está online em www.birdwatchingsagres.com e a organização recomenda que se inscreva o mais rapidamente possível, pois todos os anos há actividades que esgotam logo no lançamento.
 
Depois de escolherem e fazerem a inscrição online, nas actividades gratuitas e pagas, com preços convidativos, os participantes só têm que rumar a Sagres, recolher a sua pulseira e usufruir de tudo o que este festival tem para oferecer.
 
Este ano a ave “estrela” do nosso cartaz é a cegonha-preta, uma presença regular nos céus de Sagres, que os participantes do festival podem observar com relativa facilidade na altura da migração. Mais esquiva do que a cegonha-branca, a cegonha-preta vê-se geralmente sozinha ou em casais (na época de reprodução), mas entre Agosto e Outubro, quando migra para África, podem juntar-se bandos que chegam às 100. É nesta altura que é mais fácil de observar, e no nosso país a zona de Sagres é local privilegiado para o fazer, precisamente por altura do Festival. É então que cegonhas-pretas vindas do centro da Europa congregam aqui, procurando passagem para África. Como dependem das correntes térmicas para planar, e essas correntes de ar quente só se formam sobre a terra, estas aves procuram atravessar o mediterrâneo pelo caminho mais curto, em Gibraltar.
 
O evento é organizado mais uma vez pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.