Descobrir a Europa na história de Coimbra com “Mappa Mutandi” no Convento São Francisco
Descobrir a Europa na história e na memória de Coimbra a partir de uma instalação interactiva é o objectivo da instalação “Mappa Mutandi”. Criada pela Associação Cultural Tarrafo, a mostra vai estar patente até 27 de Março, na Project Room do Convento São Francisco, e pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.
“Mappa Mutandi”, um projecto da Associação Cultural Tarrafo, pretende levar o público a descobrir a Europa na história e na memória de Coimbra. Criada por Adérito Araújo, Catarina Gouveia, Filipa Malva, João Fong e Luís Pedro Madeira, a instalação explora testemunhos, reais ou ficcionados, para levar o público a reflectir sobre como as grandes transformações podem ter origem num pequeno lugar. A instalação, idealizada por Filipa Malva, baseia-se num conjunto de contos da autoria de Catarina Gouveia, interpretados por diversos actores ligados à cidade, mas também por europeus que por Coimbra passaram.
O projecto “Mappa Mutandi” não se esgota neste primeiro evento, uma vez que em Março vão decorrer mais dois eventos, associados a esta que é a mais recente produção da Tarrafo, que desde 2011 vem orientando a sua actividade para a promoção da cultura em Coimbra.
Para além da instalação existirão outras actividades paralelas criadas por Adriana Campos que decorrerão no período da instalação. São elas: “(A)riscar teatro/expressão dramática na escola”, formação acreditada para educadores de infância e professores do ensino básico e secundário; e uma oficina designada “Cidade como Raiz”, em que as famílias são convidadas a ser investigadoras da curiosidade e a descobrir as colecções que guardam dentro de si, nos dias 23 de Janeiro, 12 de Fevereiro e 15 de Março.