Em Outubro, Castelo Sente música, literatura, artesanato e muitos sustos!
De 1 a 31 de outubro, o “Castelo Sente”, programa de dinamização cultural promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, renova a sua oferta e continua a desafiar os/as visitantes a encontrarem novas leituras sobre o território e a descobrirem as muitas facetas e talentos que o concelho tem para oferecer.
No Posto Municipal de Turismo, Ana Moreno, residente na freguesia da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, é a artesã do mês e a proposta passa por apreciar a criatividade e a técnica dos trabalhos em crochet e em macramé.
A peça do mês tem como ponto de partida o Outono e o Sobrenatural. Aliando ainda a criatividade, a instalação vai surpreender (e assustar) os/as visitantes e turistas.
A exposição ao ar livre, desenvolvida em parceria com os Montemor Sketchers, apresenta um roteiro de visitação do centro histórico de Montemor-o-Velho e de alguns locais visíveis através das ameias do castelo. Assim, a ilustração, a literatura e a poesia desvendam um novo olhar para os espaços bem conhecidos do dia a dia. As paragens são feitas em lugares de significância patrimonial e identitária com referências literárias a autores locais e do mundo que viveram e/ou visitaram a Vila de Montemor-o-Velho.
No dia 23, domingo, às 17h30, o “Castelo Sente” Música com a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. O momento dedicado à música coral decorre de uma colaboração com o projeto Coimbra Região de Cultura 2.0, da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.
No âmbito do projeto Viagens Literárias da Associação Cultural e Artística Grande Coisa!, entre os dias 29 e 31 de outubro, os/as visitantes são convidados ainda a visitar a exposição Viagem Literária Ruben A | Pelo Mondego, entre Coimbra e Montemor-o-Velho.
Com as inscrições a abrir em breve, o Castelo das Bruxas vai ganhar vida e, no dia 31, a visita guiada noturna promete muitos sustos aos/às participantes, num serão repleto de encantamentos e coisas de pasmar, servidas num caldeirão de arte, história e património.
Em outubro há ainda mais motivos para visitar Montemor-o-Velho e, à boleia do Castelo Sente, apreciar o património, a arte e a cultura em família e/ou com amigos.
O castelo de Montemor-o-Velho está aberto diariamente, entre as 10h e as 18h30.
A entrada é livre.