Empadas de produtora da Sertã vencem concurso nacional

Empadas de produtora da Sertã vencem concurso nacional
Fotografia: D.R.

O Concurso de Produtos Tradicionais Portugueses distinguiu com o grande prémio «Melhor dos Melhores», na categoria de Empadas e Pastéis, as empadas de javali, da produtora sertaginense Sandra Rodrigues, que recebeu ainda a medalha de ouro, na mesma categoria, pelas suas empadas de frango. Este reconhecido concurso nacional resulta de uma parceria entre a Qualifica/oriGIn Portugal e o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), e os vencedores foram conhecidos durante a 41.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

As empadas de frango e javali são dois dos produtos premium da produtora Sandra Rodrigues, que tem a sua sede na zona do Montinho, junto à vila da Sertã. Sandra Rodrigues mostrou-se “muito satisfeita” e reconhecida por este dois prémios, que disse serem “o resultado de anos de trabalho e dedicação a esta atividade”.

Carlos Alberto de Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, deu os parabéns à produtora e sublinhou que estes prémios “constituem mais uma prova da elevada qualidade e distinção dos produtos endógenos sertaginenses”. E acrescentou: “Aproveito para felicitar os produtores em geral por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, que se materializa no reconhecimento deste e de outros produtos, enquanto alavancas promocionais do concelho da Sertã”.

Por seu lado, a Associação de Produtores do Concelho da Sertã (APROSER) relevou a importância destas distinções, dando os parabéns à produtora Sandra Rodrigues pelo trabalho e qualidade das iguarias levadas a concurso.

Refira-se que o Concurso de Produtos Tradicionais Portugueses premeia sete diferentes categorias, procurando “apurar os sabores típicos e mais genuínos do país” e, simultaneamente, “continuar a respeitar os modos de produção e preparação dos costumes dos nossos antepassados e promover a prática continuada do uso dos ingredientes autênticos da gastronomia tradicional portuguesa”.