Circuito Nacional de BodyBoard Crédito Agrícola 2021 na Figueira da Foz
Pierre Louis Costes e Filipa Broeiro foram os grandes vencedores da segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2021, no Cabedelo da Figueira da Foz. Uma segunda etapa que acaba por ser a inaugural face ao cancelamento daquela que teria sido a primeira etapa, em São Jacinto, o mês passado.
Pierre, bodyboarder francês radicado em Portugal há mais de 10 anos e figura familiar das praias nacionais, a competir pela Associação de Surf da Caparica, já tinha avisado que estava na Figueira para fazer estragos, tendo apresentado o score mais alto do primeiro dia de competição (16 pontos em 20 possíveis), mas esperou pela final para abrir o livro com os seus famosos “backflips” e vencer uma bateria que deixou no quarto lugar o 10 vezes campeão Nacional Manuel Centeno, em terceiro, o vice-campeão nacional do ano passado, Ricardo Rosmaninho, e Miguel Ferreira, antigo campeão europeu júnior e um dos grandes destaques da prova, em segunda posição. Pelo caminho, nas meias-finais, ficou o actual campeão nacional, Daniel Fonseca, que não resistiu a uma bateria em que saíram por cima Miguel Ferreira e Ricardo Rosmaninho.
Curiosamente, na competição feminina, Joana Schenker, campeã nacional em título, partilhou a mesma sorte do seu homólogo masculino, caindo nas meias frente às irmãs Padrela, Teresa e Madalena. Uma eliminação prematura da heptacampeã nacional para a qual contribuiu fortemente uma lesão lombar para a qual Joana estava a ser medicada há vários dias e que chegou a colocar em causa a sua participação nesta etapa, mas que não retira mérito à excelente exibição das jovens Padrela, duas atletas emergentes no panorama internacional do bodyboard.
Para que se perceba a raridade do sucedido, em sete anos, esta é apenas a segunda vez que Schenker não se qualifica para uma final do circuito nacional.
Mas o dia foi mesmo de Filipa Broeiro. A atleta de 20 anos do Ericeira Surf Clube está a atravessar o melhor momento de forma da ainda curta carreira. Depois de chegar a uma histórica final do Sintra Portugal Pro da semana passada, Filipa surfou de forma dominadora até à vitória na Figueira, batendo na final Teresa e Madalena. Paralelamente à competição de hoje, uma referência a uma “expression session” especial levada a cabo na noite anterior, a tirar proveito da recém-inaugurada iluminação pública do molhe sul da praia do Cabedelo e que abre a possibilidade de ter surf noturno de forma regular na Figueira. Uma sessão histórica, transmitida em direto pelo webcast da Bboard TV.
O Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2021 segue agora para os Açores, nomeadamente, para a onda de Santa Catarina, na ilha Terceira, onde se realizará a terceira etapa, dias 2 e 3 de Outubro.