Espumante da Casa de Santar é o primeiro do Dão a receber Prestígio no Brut Experience

Espumante da Casa de Santar é o primeiro do Dão a receber Prestígio no Brut Experience
Foto: DR
Espumante da Casa de Santar é o primeiro do Dão a receber Prestígio no Brut Experience

Espumante da Casa de Santar é o primeiro do Dão a receber Prestígio no Brut Experience

 

O espumante Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2017 acaba de ser premiado com medalha Prestígio, no concurso internacional Brut Experience 2024, sendo assim o primeiro da região do Dão a receber esta distinção máxima. O júri atribuiu 95,80 pontos a este espumante 100% Touriga Nacional, produzido no coração do Dão, na Casa de Santar.

 

“Este prémio vem comprovar a qualidade dos espumantes que a Casa de Santar tem vindo a oferecer ao mercado e o caminho que internamente temos feito para elevar esta categoria na região do Dão, pois estamos seguros do enorme potencial que as castas da região têm para se criarem espumantes excecionais.”, afirma o diretor comercial e de marketing da Global Wines, Nuno Abreu.

 

Esta competição anual, que vai já na 7.ª edição, avalia e reconhece os melhores espumantes brutos e brutos naturais do mundo, através de uma prova cega realizada por um painel experiente de provadores, designadamente enólogos, escanções, jornalistas e outros profissionais do setor do vinho. O objetivo do Brut Experience passa por estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do mesmo.

 

Com PVP recomendado de 31,50 euros, a espumantização do Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2017 é feita pelo método clássico e repousou 60 meses em cave e 3 meses em garrafa para atingir a maturação.

 

Cristalino, com bolha fina e persistente, tem uma cor alambreado atenuado. O aroma é complexo e distinto, predominante em geleia de frutos vermelhos, biscoito e pão torrado. Na boca mostra-se frutado, com abundante mousse crocante. Tem acidez irreverente, que lhe transmite elegância, persistência e originalidade. Pode ser bebido como aperitivo, com iguarias pouco condimentadas, à base de peixe e carnes brancas, sobremesas ou em momentos de lazer.

 

De salientar que este espumante da Casa de Santar tem sido igualmente reconhecido noutros importantes concursos, nacionais e internacionais, e que nesta competição vimos ainda o espumante Encontro Reserva Bruto 2016, produzido na Quinta do Encontro, premiado com Ouro (93,60 pontos), o que consolida o trabalho de qualidade feito também com os espumantes produzidos na pequena região da Bairrada.

 

Sobre a Global Wines

Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa, reconhecida pelos principais críticos mundiais. Presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, tem também vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio constituído por mais de 150 referências. Adicionalmente, o grupo detém ainda duas empresas no Brasil, uma dedicada à produção e outra à distribuição de vinhos.

 

As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a mais vendida em todo o mundo da região; Casa de Santar, incontornável na produção de vinhos em Portugal e onde se encontra a célebre Vinha dos Amores, de onde provêm vinhos e espumantes distinguidos pela crítica como os melhores em Portugal; e Paço dos Cunhas, cuja Vinha do Contador produz um dos vinhos portugueses de maior referência. No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, produzem vinhos que espelham o solo, clima e castas de cada uma destas regiões.

 

Integram este grupo vitivinícola cinco espaços de enoturismo, estando disponíveis para visita duas adegas, Casa de Santar e Quinta do Encontro, e três restaurantes, Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, Paço dos Cunhas, em Nelas, e Quinta do Encontro, na Anadia.