Novembro e o maior Objecto do Mês de sempre no Museu Futebol Clube do Porto
Programação diversificada, eventos para famílias, os 20 anos do Estádio do Dragão, a Supertaça da UEFA exclusiva do FC Porto, Gomes, o grande campeão Rui Barros e três campanhas imperdíveis no Tour FC Porto na agenda mensal
Só pela importância do Objecto do Mês Novembro já teria tudo para ser inesquecível no Museu Futebol Clube do Porto, mas quanto mais, melhor! Por isso, além da programação diversificada, há três campanhas no Tour FC Porto (Museu + Estádio) e 20 anos do Estádio do Dragão para celebrar de várias maneiras, todas com vistas para a história, a cultura e as sensações únicas que se descobrem no palco de todas emoções portistas.
As famílias são sagradas e, para elas, o Museu FC Porto reserva sempre muitos momentos na agenda, como a Música com Dragõezinhos – Lua e Estrela (dia 5), ou as Histórias com Magia para Dragõezinhos – O Outono dos Dragões (dia 25). Estes eventos são sucessos com lugar entre as principais actividades direccionadas aos mais novos na cidade do Porto, pelos conteúdos pedagógicos e divertidos (até mesmo para os adultos) que apresentam.
Outra proposta é a oficina criativa No Palco dos Sonhos: Cor, Fantasia e Fotografia (dia 19), para participar com o espírito festivo dos 20 anos do Dragão, que não se esgota num só dia. Aliás, o nascimento/inauguração do estádio comemora-se a 16 de Novembro e inspira, ainda, a campanha 20.º Aniversário do Estádio do Dragão (dias 16 a 19), com promoções no Tour FC Porto exclusivas para os Sócios do FC Porto, as Visitas Temáticas – 20.º Aniversário do Estádio do Dragão (dia 16) e o maior Objecto do Mês (dias 1 a 30) de sempre: o próprio Estádio do Dragão!
Na Sala Multiusos, a exposição temporária Gomes (dias 1 a 30) inclui uma Visita Orientada (dia 18) e continua a levar-nos ao mundo único e exemplar do goleador dos goleadores do FC Porto. O legado do avançado e dirigente do clube está lá todo, em declarações, troféus e conquistas como as duas Botas de Ouro que o elevaram à imortalidade, entre outras peças de colecção nunca antes apresentadas em público e seleccionadas na colecção privada do eterno Bibota.
Novembro também coloca em destaque o grande campeão Rui Barros. Há 36 anos, no dia em que comemorava 22 anos de idade, foi ele mesmo quem marcou o golo que deu vantagem ao FC Porto na disputa pela Supertaça europeia de 1987, frente ao AFC Ajax. A prova jogava-se a duas mãos e o primeiro jogo pode e deve ser (re)visto na projecção Supertaça da UEFA 1987 – Os Jogos do Título – 1.ª mão (dia 24), no auditório do Museu, onde também será revisitada em ecrã gigante a entrevista Universo Porto (dia 25) de Rui Cerqueira ao antigo camisola 8 dos Dragões.
A Supertaça da UEFA de 1987 é um dos exclusivos em Portugal que pertencem à colecção azul e branca e aos 130 anos de história portista. A campanha Black Friday (dias 22 a 24) é, por isso, mais uma excelente para oportunidade para adquirir o Tour FC Porto com vantagens exclusivas e contemplar as conquistas do clube e os encantos do Estádio do Dragão. O mesmo se aplica à Campanha de Natal (dias 18 a 30), mágica para as famílias como a quadra sempre mais esperada do ano que, como se vê, até chega mais cedo ao museu onde bate forte o Coração do Porto.
Consulte a programação completa e saiba mais sobre o Tour FC Porto em www.museufcporto.pt