Experiências sonoras imersivas no Porto: M.Ou.Co.
Habituámo-nos desde o berço a ouvir os sons e esquecemo-nos que eles têm mais do que uma dimensão. Os smartphones vieram demonstrar-nos essa realidade agora e a qualquer instante, através da tecnologia háptica (sim, há toda uma ciência por trás daqueles impulsos que sentimos). Que lembra que o som pode também transmitir pressão, textura, vibração e outras sensações biológicas relacionadas com o toque. E porque a experiência consegue mesmo ser imersiva, com a ajuda da ciência acústica e uma pitada de arte técnica, a Eufonia Sound / Art + Science aliou-se ao M.OU.Co. para fazer acontecer o SUB_BAR Experience.
O evento decorre neste espaço multicultural, que também é hotel (e veste muitas outras capas), a 5 de junho próximo. Sobretudo a pensar nas pessoas com surdez ou qualquer deficiência auditiva (de qualquer nível) e, já agora, nos seus familiares e amigos sem quaisquer limitações ou dificuldades de escuta. É que o som não é só música para os ouvidos: consegue igualar as diferenças de todos num denominador comum…
A Eufonia Sound / Art + Science espelha uma plataforma interdisciplinar que agrega artistas, cientistas e investigadores de todo o mundo que partilham esta visão comum sobre o som. A proposta em mãos, modelada por especialistas internacionais, ocupará o M.Ou.Co. distribuída por três sessões (16:00, 18:00 e 20:00) no primeiro domingo do próximo mês e convida todas as pessoas a participar, em igualdade de circunstâncias, numa espécie de recreio de eleição para as subfrequências.
Com o apoio da Direção-geral das Artes (DGArtes), o objetivo do projeto SUB_BAR Experience é nobre – promover a inclusão – e pode ser inclusivamente revelador para muitas pessoas. É que as muito baixas frequências conseguem atravessar solos, paredes e água, praticamente sem sofrer perdas de sinal ou interferência.