Exposição “Arquivo Aberto” na Cooperativa Árvore Acervo Documental – 1963/2023 De 5 a 26 de Agosto

Exposição “Arquivo Aberto” na Cooperativa Árvore Acervo Documental – 1963/2023 De 5 a 26 de Agosto
Fotografia: D.R.

A Cooperativa Árvore inaugura no dia 5 de Agosto às 17h a Exposição Arquivo Aberto, como parte do seu Acervo Documental desde 1963, ano da criação desta instituição cultural do Porto. A Exposição faz parte das comemorações do 60º aniversário da Árvore.

É uma exposição assumidamente inacabada, um arquivo em construção e o ponto de partida para a organização de um acervo documental, que conta os sessenta anos desta instituição de arte, cultura, resistência e liberdade - a Árvore, uma casa da cidade do Porto.

Segundo os responsáveis da Exposição, “deparámo-nos com variadíssimos documentos: actas, relatórios de contas, apontamentos manuscritos, correspondência diversa, fichas de inscrição, fotografias, muitas fotografias, folhetos, convites, recortes de jornal, diplomas, condecorações, esboços de projectos e desenhos. Encontrámos registos de exposições, lançamentos de livros, espectáculos de música, poesia, teatro, cinema, fotografia, performances e debates. Revisitámos as oficinas com o seu surpreendente espólio e trabalhos dos muitos artistas e formadores que por lá passaram.

Descobrimos pessoas, momentos, intenções e celebrações. E foram tantos os que por aqui passaram! Artistas plásticos, arquitectos, escritores, designers, poetas, músicos, actores, cantores, políticos… e tantos outros que aqui trabalharam e trabalham, envolvidos neste grandioso projecto. Tanto para contar sobre as obras de arte, desenhos, pinturas, esculturas, múltiplos, gravuras, serigrafias, litografias, peças em cerâmica, todas com história nesta casa.

 

Construímos uma história, literalmente “andámos aos papéis”. Cruzámos pessoas e acontecimentos. Criámos uma narrativa, o início de algo para contar, a identidade e a história da cooperativa ao longo dos seus sessenta anos (1963-2023) e todo o seu imenso património artístico.”

 

Esta exposição é o início da organização de um acervo documental que, no futuro, estará disponível para consulta.