Seis dos melhores pianistas do Mundo em seis domingos seguidos em Oeiras

Seis dos melhores pianistas do Mundo em seis domingos seguidos em Oeiras
Em seis domingos seguidos, de 27 de Junho a 1 de Agosto, sempre às 18 horas, vão passar pelo palco do Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide (Oeiras), alguns dos mais afamados pianistas mundiais. É o regresso do Festival Internacional de Piano de Oeiras, este ano já na sua IV edição, uma iniciativa da Academia de Flor de Murta e da Câmara Municipal de Oeiras, com direcção artística de Teresa da Palma Pereira.
 
Todos os concertistas têm uma reputação e uma carreira internacional consolidada. O festival arranca com o recital da directora artística, a portuguesa Teresa da Palma Pereira, a 27 de Junho, e termina a 1 de Agosto com o que é considerado por muitos como um dos actuais maiores pianista mundiais, Nikolai Lugansky.
 
Pelo meio exibem-se o também russo Grigory Gruzman (4 de Julho), o belga Jan Michiels (11 de Julho), a canadiana Angela Cheng (18 de Julho) e a romeno-francesa Suzana Bartal (25 de Julho).
 
Todos os concertos contam com a presença do público (entrada gratuita), seguindo as recomendações da Autoridade de Saúde (ver inscrições www.fipoeiras.com), mas haverá transmissão através do Facebook da Câmara de Oeiras e do próprio Festival.
 
No âmbito do Festival será ainda homenageada uma personalidade da Cultura que se tenha distinguido do domínio da Música no País e no Concelho de Oeiras. O nome da personalidade ainda não foi divulgado, mas sucederá aos homenageados dos anos anteriores: Mário de Carvalho, Jorge Moyano e José Atalaya.
 
O Festival conta ainda com alunos para masterclasses (jovens pianistas) e irá distinguir, entre eles, o melhor executante numa obra contemporânea - dos séculos XX ou XXI - sucedendo ao prémio Beethoven, atribuído em 2020.
 
O Festival Internacional de Piano de Oeiras ajuda assim, agora pelo IV ano consecutivo, a consolidar Oeiras com um concelho de fruição artística, nomeadamente no domínio da chamada Música Clássica.