Exposição de fotografia “Sentir Torga” na Galeria Pinho Dinis em Coimbra

Exposição de fotografia “Sentir Torga” na Galeria Pinho Dinis em Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra tem patente a exposição de fotografia intitulada “Sentir Torga”, com a leitura de poemas e outros textos literários pela Cooperativa Bonifrates. A mostra vai estar em exibição na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, até 20 de Agosto, reúne fotografias de Varela Pècurto, uma antologia de textos da autoria de Miguel Torga e uma curta-metragem, de Tiago Cerveira e Luís Antero. A iniciativa, que conta com a parceria da Fundação INATEL, tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30, e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, na rua Pedro Monteiro, em Coimbra, tem patente ao público, até 20 de agosto, a exposição “Sentir Torga”, com fotografias de Varela Pècurto e excertos das obras de Miguel Torga, considerado um vulto de incontornável relevância da literatura portuguesa. As fotografias pertencem ao espólio da Fundação INATEL e integram um trabalho de homenagem ao escritor, feito há várias décadas. A entrada é livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30, e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A exposição é composta por fotografias a preto e branco e fragmentos de produção literária (escolhidos pelo próprio Miguel Torga em conjunto com o fotógrafo), que convidam o público a traçar os mesmos caminhos percorridos pelo prosador e poeta ao longo de mais de cinco décadas pela paisagem de Coimbra, tão vividamente plasmada na sua obra.

A exposição integra ainda a curta-metragem “O Homem das Vistas”, de Tiago Cerveira e Luís Antero. Inspirada nas obras “A Criação do Mundo” e “Miguel Torga e a região de Arganil”, a produção fílmica capta a paisagem sonora e visual de diversos territórios da região de Coimbra vivenciados por Torga ao longo do seu percurso.