Pride Month celebrado com exposição internacional em Vila do Conde e Alcochete

Pride Month celebrado com exposição internacional em Vila do Conde e Alcochete
Fotografia: D.R.

Mês do orgulho LGBTQIA+ celebrado com exposição internacional nos centros Freeport Lisboa e Vila do Conde Porto Fashion Outlets

Os centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlets, em conjunto com o restante portfólio VIA Outlets, estão a celebrar o Pride Month ao longo do mês de Junho, com uma exposição de ilustrações exclusivas criadas por artistas locais nos mercados onde o grupo opera. ‘BE PROUD. BE YOU’ é a assinatura da iniciativa que celebra o orgulho na diversidade, em conjunto com a comunidade LGBTQIA+ e que estará presente nos 11 outlets europeus.

As exposições contam com uma edição limitada de tote bags especialmente criadas para a VIA Outlets por nove artistas europeus, entre os quais Júlio Dolbeth em Portugal, sob a premissa de expressarem o que o Orgulho significa para cada um. Todos os designs exclusivos estão em exposição nos centros VIA Outlets nos mercados onde opera – Países Baixos, Alemanha, Portugal, República Checa, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia e Suíça – entre os dias 6 de Junho e 7 de Julho.

Em Portugal, a VIA Outlets contou com o apoio da agência de ilustradores Illustopia para fazer uma parceria com o artista Júlio Dolbeth. A ilustração em causa representa uns olhos do arco-íris, símbolo da diversidade e inclusão da comunidade LGBTQIA+.

Os visitantes dos centros poderão comprar a tote bag desenhada pelo artista do seu país, nos centros VIA Outlets locais, e o lucro das vendas será doado à ILGA-Europa, a principal organização sem fins lucrativos que trabalha com e para activistas LGBTI, em 54 países na Europa e Ásia Central.

“Foi com muita satisfação que aceitei fazer parte desta iniciativa, colaborando para poder celebrar o orgulho na diversidade, com todos os que visitam os centros em causa” afirma Júlio Dolbeth. “Os olhos na ilustração transmitem força, resiliência e desafio diante da adversidade. São uma representação visual do que é fazer parte da comunidade LGBT: é algo a ser celebrado e abraçado, não escondido. A cor e a diversidade de cores inspiram a olhar para um mundo que é multicor e não a preto e branco.”

Já para Catarina Tomaz, directora de Marketing da VIA Outlets em Portugal, “a colaboração com o Júlio Dolbeth correu muitíssimo bem e houve instantaneamente uma ligação clara para este projecto, do qual nos orgulhamos muito, por celebrar a diversidade, ao mesmo tempo que interpela os nossos convidados com peças artísticas e cheias de poder. Temos uma responsabilidade concreta perante todos os colaboradores, marcas parceiras, visitantes e comunidades locais nas quais nos inserimos, que passa pela criação de um ambiente inclusivo e que celebre a diversidade.”

O Pride Month é uma celebração, mas também um alerta, do caminho que ainda é necessário percorrer para criar um mundo onde ninguém seja ofendido, oprimido ou discriminado pela sua orientação sexual ou identidade de género. As exposições do Pride Month da VIA Outlets pretendem informar os visitantes sobre os valores da diversidade, equidade e inclusão e como estes são importantes em todas as sociedades.