Exposições, música e poetas populares na semana cultural de Viana do Alentejo
De 15 a 22 de setembro está aí mais uma semana cultural no concelho de Viana do Alentejo, promovida pelo Município de Viana com o apoio de associações locais.
Ao longo de 8 dias, o certame que antecede a centenária Feira D’Aires, promete diversas atividades de cariz cultural e desportivo, para além da inauguração da museografia da coleção de José Manuel Água Morna e do Mural Colaborativo “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, de Helena Garcia.
O programa inicia-se com o projeto “Vai de Centro ao Centro”, no dia 15, na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, a partir das 18h00. Trata-se de um projeto integrado nas comemorações do 5º aniversário da inauguração das novas instalações da Biblioteca Municipal de Viana.
O segundo dia do certame começa com a inauguração do Mural Colaborativo “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações”, da ceramista Helena Garcia, pelas 18h00, no Paço dos Henriques, com a intervenção musical do Grupo BoinaCantary. O mural pretende celebrar o papel das mulheres do concelho e a sua sabedoria ao longo de gerações. Com formação de base em ensino de educação visual, Helena Garcia, lançou a sua própria marca a que deu o nome de Alpiota. O dia termina com uma Mostra de Talentos, no Cineteatro Vianense, a partir das 21h00, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo.
Dia 17, sábado, o destaque vai para o VI Encontro de Poetas Populares do Concelho que pretende celebrar a poesia popular e contribuir para a sua preservação, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, às 17h00.
O quarto dia do certame, dia 18, fica marcado pelo Torneio de Sueca, organizado pela Casa do Benfica em Viana do Alentejo, a partir das 14h30, na sua sede, e também pelo IV Encontro de Acordeonistas do Concelho de Viana do Alentejo, na Praça da República, pelas 17h00, em Viana do Alentejo.
No dia 19, segunda-feira, pelas 21h00, são apresentados no Cineteatro Vianense, “Testemunhos de património e Memória Coletiva de Viana do Alentejo”, recolhidos pelas Oficinas do Convento, uma ação integrada no TRANSFORMA – Programa para uma Cultural Inclusiva do Alentejo Central, promovida pela CIMAC.
Os sons da Banda da Sociedade União Alcaçovense, fundada em 1885, em Alcáçovas, vão fazer ouvir-se no dia 20 de setembro, a partir das 21h30, na Praça da República, em Viana do Alentejo.
Já no dia 21, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Paz, pelas 14h30, vai decorrer a iniciativa “Conversas à volta da paz”, numa organização conjunta do Município de Viana, da UCC de Viana do Alentejo e da Terras Dentro – CLDS4G. Um dos destaques desta semana cultural é a apresentação da Carta Arqueológica e Patrimonial do Concelho de Viana do Alentejo, pelo arqueólogo Ulrico Galamba, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 18h30. O penúltimo dia do certame encerra com um passeio noturno pela paz, com partida agendada para a Praça da República, em Viana do Alentejo, pelas 21h00.
No dia 22 de setembro, último dia da semana cultural, pelas 18h30, é inaugurada a Museografia da Coleção de José Manuel Água Morna, na antiga Biblioteca Municipal de Viana, na Praça da República. Este espólio, com um elevado valor artístico e uma mais valia para o património cultural local e regional, agrega três coleções de escultura em madeira: composições de conjunto representativas do modo de vida alentejano, em contexto de exploração agrícola, figuras de inspiração sobrenatural e réplicas de armamento do período medieval/moderno. A museografia desta coleção representa um passo importante na salvaguarda do património concelhio.