Exposições “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” e “Imagem, Conhecimento e Sociedade” em Salamanca

Exposições “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”  e “Imagem, Conhecimento e Sociedade” em Salamanca
Fotografia: D.R.

A Exposição “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras”, um dos projectos âncora do Centro de Estudos Ibéricos, estará patente ao público no Museu de Salamanca durante o mês de Fevereiro, estando a inauguração marcada para a próxima sexta-feira, 03 de Fevereiro, pelas 11h30 (hora local).

A exposição reúne os portefólios vencedores e uma selecção das fotografias submetidas à décima primeira edição do concurso (2022), organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.

As imagens submetidas ao concurso pelos setecentos participantes oriundos de mais de setenta países, representativas duma geográfica alargada, facultam uma observação ampla, aberta e plural do mundo em que vivemos. Nesta verdadeira cartografia do olhar, onde o local coabita com o global, e vice-versa, é possível apreendermos muitos dos problemas transversais, verdadeiramente sem fronteiras, com que a humanidade se confronta e que definem as actuais agendas: das alterações climáticas à (in)sustentabilidade ambiental, das assimetrias económicas, sociais e territoriais a todo o género de exclusões potenciadas por estes desequilíbrios.

A Exposição “Imagem, Conhecimento e Sociedade” reúne imagens que foram recolhidas para fins diversos, patenteando a sua observação tanto o progresso científico como os múltiplos usos que lhes foram sendo dados. Os painéis da exposição mostram imagens produzidas por diferentes docentes e investigadores (Carlos Fortuna, Fernanda Delgado Cravidão, Filipa Bessa, Jorge Paiva, José António Bandeirinha, Lúcio Cunha e Manuel Santos Rosa) de vários ramos, no decurso dos respectivos trabalhos científicos, enquanto meio de diagnóstico, registo e divulgação de resultados.

Esta Exposição estará patente na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca, sendo inaugurada no mesmo dia.

As inaugurações terão lugar no dia 03 de Fevereiro, pelas 11h30 (hora local), no Museu de Salamanca e na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca e podem ser visitadas até ao dia 06 de Março.